Manaus (AM) – A CEO da PLMX Soluções, Renata Hori, foi a convidada deste último sábado (13) do programa Amazonas Acontece, na Band Amazonas, apresentado pela jornalista Kelly Abreu. Na entrevista, a executiva destacou o papel da empresa na transformação digital de indústrias, a importância da parceria com a Siemens e a decisão estratégica de expandir os negócios para o Polo Industrial de Manaus (PIM).
Hori explicou que a PLMX atua como uma “arquitetura de soluções”, sendo o elo entre pessoas, processos e sistemas nas indústrias. A empresa é integradora e parceira da Siemens, um dos maiores nomes do setor, o que, segundo ela, permite atender a uma ampla gama de necessidades tecnológicas.
A expansão para Manaus e a Indústria 4.0
Um dos pontos centrais da entrevista foi a presença da PLMX na capital amazonense. Renata Hori revelou que a empresa se expandiu para a região há um ano, após identificar o estado como um grande polo industrial com potencial para a adoção de novas tecnologias.
“A gente consegue entender que em Manaus, a gente está no polo, e faria muito sentido a gente estar por aqui”, afirmou a CEO, destacando que a empresa veio com o objetivo de colaborar com a transformação digital e a manufatura avançada das indústrias locais.
Desafios e a importância do fator humano
Questionada sobre o maior desafio do mercado de tecnologia, a executiva foi enfática ao afirmar que o principal obstáculo não é a tecnologia em si, mas a adoção dela pelas pessoas.
“Acho que são as pessoas adotarem as tecnologias como sendo uma base transformadora. Eu acho que essa cultura e essa maturidade faz muita diferença”, disse.
Ela ressaltou que a tecnologia, por si só, não garante a transformação e precisa estar conectada ao conhecimento de base. Segundo a CEO, o mercado brasileiro está em busca de inovação, mas as tecnologias muitas vezes são usadas de forma desconectada.
Empreendedorismo e a força do time
Renata Hori também compartilhou lições de sua trajetória profissional, revelando que seu maior erro no início da carreira foi acreditar que apenas a tecnologia seria suficiente para gerar a transformação digital.
A executiva destacou a importância de planejar e “testar rápido”, mas reforçou que o sucesso do negócio depende de um time coeso. “Acho que o meu maior desafio hoje como negócio não é liderar, é mais achar pessoas com os mesmos valores”, pontuou, ressaltando que a empresa tem uma cultura de transparência e de trabalho em equipe.
Segundo ela, a pandemia também acelerou o processo de expansão da empresa, que atende a clientes em todo o Brasil e até fora do país, com a adoção de plataformas digitais para manter a comunicação e o alinhamento do time.
O Amazonas Acontece é transmitido ao vivo todo sábado, a partir das 18h, na TV Band Amazonas (canais 13.1 / 518 – NET e 413 – SKY). O episódio fica salvo no canal do Youtube da Band AM.
Confira a entrevista na íntegra