Manaus (AM) – Um alto sinal sonoro ecoou de milhares de celulares por toda Manaus na tarde deste sábado, 20/9. O motivo: o primeiro teste do sistema “Defesa Civil Alerta” na capital amazonense, um projeto do governo federal que visa emitir avisos de emergência para a população em caso de risco iminente. Apesar dos comunicados prévios da Defesa Civil e da prefeitura, o alerta pegou muitos moradores de surpresa, gerando um misto de susto, memes e discussões nas redes sociais.
O envio da mensagem, previsto para “a partir das 14h”, ocorreu por volta das 14h25, um pouco depois do horário inicialmente divulgado. A pequena diferença de tempo, somada à intensidade do sinal sonoro, surpreendeu a população que estava em casa, no almoço ou simplesmente descansando.
A repercussão foi imediata. Perfis e páginas nas redes sociais foram inundados com relatos e brincadeiras sobre o susto. A Defesa Civil Estadual, em uma tentativa de acalmar a população, utilizou o Instagram para explicar o funcionamento do sistema de forma descontraída, com um “meme”, destacando sua importância para a prevenção de desastres naturais.
Ver essa foto no Instagram
Tecnologia a serviço da prevenção
O “Defesa Civil Alerta” é um sistema desenvolvido pela Anatel em parceria com o Ministério das Comunicações. Ele envia mensagens de texto e sinais sonoros para alertar sobre riscos como alagamentos, enchentes, vendavais e deslizamentos. O serviço é gratuito, não exige cadastro e funciona mesmo com o celular no modo silencioso, desde que o aparelho seja compatível com as redes 4G ou 5G e tenha sido lançado a partir de 2020.
O teste de hoje, que também ocorreu nas cidades de Manacapuru, Novo Airão e Iranduba, faz parte da preparação para a implantação completa do sistema no Amazonas. A tecnologia, que já funciona em outras regiões do país, terá dois níveis de alerta: o extremo, para ameaças graves à vida, e o severo, para riscos elevados, mas com mais tempo para ação. O coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Ricardo Branco, explicou que o alerta extremo acionará um som semelhante a uma sirene, enquanto o severo terá um “beep” similar ao de SMS, sem tocar no modo silencioso.
A iniciativa coloca Manaus como a primeira capital da região Norte a utilizar o recurso. O prefeito David Almeida reforçou que o objetivo é preparar a população para situações de risco, garantindo que “a tecnologia é uma aliada da segurança pública e da proteção da vida”. Os testes do sistema continuarão nos próximos dias em outros estados da Região Norte e do Centro-Oeste, com o objetivo de garantir a eficácia da ferramenta na proteção da população contra desastres naturais.