Manaus (AM) – O SBGames 2025 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital foi encerrado nesta sexta-feira (3/10), em Salvador (BA), com a participação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Escola Superior de Tecnologia por meio do ThinkTed – Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Emergentes, que apresentou projetos de alunos de graduação e pós-graduação em diferentes trilhas do evento.
Considerado o maior encontro científico da América Latina na área de jogos e entretenimento digital, o SBGames reuniu cerca de mil participantes do Brasil e do exterior, no SENAI CIMATEC, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. O simpósio aconteceu em conjunto com o SVR (Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada) e o SIBGRAPI (Gráficos, Padrões e Imagens).
A UEA marcou presença com trabalhos em Educação, Arte e Design e Cultura. Entre os destaques estão jogos voltados ao ensino de programação, estruturas de dados e problemas de otimização; trilhas sonoras criadas com inteligência artificial; além do jogo “Protagonistas em Cartas”, que valoriza a presença de mulheres nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Para os estudantes, a experiência representou a oportunidade de estrear no maior evento científico do setor.

“Era a primeira vez que eu tinha contato direto com a escrita de um artigo científico, e achei extremamente difícil no começo. Mas, com o apoio dos orientadores, conseguimos estruturar bem a pesquisa e tivemos resultados incríveis”, destacou Endrenrique Cruz, 19 anos, aluno do 4º período de Licenciatura em Computação.
Já Isabela Amora, 19 anos, também estudante de Licenciatura em Computação, reforçou a importância da dedicação coletiva:
“Foi um projeto demorado, mas isso acabou sendo positivo, porque mostrou que não pulamos etapas. Hoje dá para ver que todo o processo trouxe aprendizado não só sobre o tema, mas também sobre o nosso próprio trabalho.”
O mestrando Fabrizio Honda, integrante do ThinkTed, ressaltou que a participação aproxima a UEA da comunidade científica nacional:

“O laboratório tem o papel de conectar pesquisadores, educadores e desenvolvedores, fortalecendo a área de jogos e fomentando novas pesquisas.”
De acordo com a professora Fernanda Pires, líder do laboratório e orientadora dos artigos, a visibilidade conquistada motiva novos talentos:
“Quando um aluno vê colegas publicando artigos e apresentando em um evento desse porte, ele entende que também pode trilhar esse caminho. As tecnologias desenvolvidas aqui podem ser aplicadas em diversas áreas, não apenas no entretenimento, ampliando o impacto da pesquisa científica.”