O Amazonas tem apenas 59,1% da população totalmente imunizada contra a Covid-19. Dados do vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) apontam que, até o último domingo, 27/2, foram apicadas 6,3 milhões de doses, sendo 3 milhões de primeira dose, 2,4 milhões de segunda dose e 59,8 mil dose única. A primeira dose de reforço foi aplicada em 881 mil pessoas a a segunda dose de reforço, em 535 pessoas.
Em 35 dos 62 municípios amazonenses menos de 50% da população está totalmente imunizada contra a Covid-19, com as duas doses ou com a dose única aplicada.
Os municípios de Ipixuna e Santa Isabel do Rio Negro são os que têm os índices mais baixos de vacinação. Em Ipixuna, apenas 25,9% da população total está com o esquema de imunização completo.
Já Santa Isabel do Rio Negro, cuja maioria da população é indígena, também a vacinação é baixa. No município, apenas 29,3% recebeu as duas doses ou a dose única da vacina.
Os demais municípios que apresentam uma média de 30% de vacinação são: Careiro da Várzea, Coari, São Sebastião do Uatumã, Anamã, Beruri, Novo Aripuanã, Atalaia do Norte, Guarajá, Novo Airão, Borba, Nova Olinda do Norte, São Paulo de Olivença, Maraã, Barcelos, Manaquiri, Pauini, Anori e Codajás estão com a aplicação das duas doses na faixa dos 30%.
Por outro lado, os municípios que estão mais avançados na imunização são Silves, com 84,7%, Tefé, 70% e Jutaí 69,2%.