O número de pessoas mortas, após a passagem de um tornado de categoria E2 no Paraná, subiu para seis na manhã deste sábado (8), informou o governo do estado. Do total de vítimas, cinco são de Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais atingida, e uma de Guarapuava, na mesma região. Informações sobre desalojados e desabrigados ainda estão sendo levantadas. Como a situação está em andamento, os dados podem ser alterados conforme o desenvolvimento do atendimento.
Em Rio Bonito do Iguaçu, morreram três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos. De acordo com o governo, também há um desaparecido até o momento e duas pessoas que foram dadas como desaparecidas foram localizadas neste sábado. As forças de salvamento ainda estão recebendo informações de familiares e o número pode aumentar. A operação conta com 53 bombeiros e, de acordo com o governador Ratinho Jr, equipes de todo o estado estão sendo mobilizadas para atuar na região.
Na noite de sexta-feira (7), o governo federal também anunciou uma força-tarefa e ajuda humanitária para o Paraná.
Hospitais da região de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel estão mobilizados para o atendimento às vítimas, em especial a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Até o momento, 437 pessoas foram atendidas pelos serviços de saúde mobilizados na região. Todas as pessoas que estavam em áreas visíveis já receberam atendimento médico.
A Defesa Civil do estado atualizou as informações de resgate na manhã deste sábado: o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) também foi acionado e já começou a enviar insumos e medicamentos, como 1.000 unidades de soro 500 ml e 1.000 unidades de ringer (outro tipo de soro), para a região. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também está enviando cerca de 10 mil unidades de 17 tipos de materiais diferentes, incluindo ataduras, seringas, compressas, agulhas, entre outros insumos, que auxiliarão os hospitais nos atendimentos das vítimas.







