O governador Wilson Lima entregou às forças de segurança, na manhã desta sexta-feira, 4/3, veículos e equipamentos para reforçar o combate à criminalidade, como parte das ações do programa “Amazonas Mais Seguro”.
A solenidade aconteceu na Arena da Amazônia, localizada na zona centro-sul de Manaus, onde foram entregues 3.865 pistolas calibre 9 milímetros e 14 viaturas policiais.
Do total de novas armas, 3.500 são para a Polícia Militar do Amazonas (PMAM); e outras 365 vão ser repassadas à Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Este é o primeiro lote de armamento a ser entregue para substituir pistolas antigas. Ao todo, serão entregues aproximadamente 11 mil pistolas durante o ano de 2022.
O equipamento foi adquirido pela SSP-AM, por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP-AM); e da parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Esta é a segunda entrega de armamento realizada em 2022, dentro do programa “Amazonas Mais Seguro”. Em janeiro deste ano, foram entregues 65 viaturas, 30 motos e 14 metralhadoras 762, além de 77 mil munições de diversos calibres para reforçar o trabalho dos agentes durante as operações nas fronteiras e divisas do estado.
Entre as 65 viaturas entregues em janeiro, 45 foram distribuídas entre as zonas oeste, centro-sul e sul de Manaus. O governador também lançou o Grupamento Tático Móvel (GTAM), com o envio das demais 20 viaturas e 30 motos para municípios do interior do estado. Dez cidades receberão os kits, compostos por duas viaturas e três motos, cada.
As cidades inicialmente contemplados são Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Humaitá, Tabatinga, Novo Airão, Maués, Manacapuru e Autazes, município que recebeu a implantação do GTAM nesta quinta-feira, 3/3, quando o governador Wilson Lima fez a entrega dos veículos.