Amazonas – Empresas amazonenses serão certificadas pela atuação em inclusão e empregabilidade de pessoas refugiadas e migrantes durante a entrega da terceira edição do Selo Empresa Amiga do Migrante 2025, promovido pela ONG Visão Mundial, por meio do projeto “Ven, Tú Puedes!”.
Segundo a Visão Mundial, 14 empresas, com sedes em Manaus, Roraima e São Paulo, serão certificadas com o Selo por se destacarem, ao longo deste ano, na oferta de vagas de trabalho, na capacitação profissional e na criação de ambientes laborais inclusivos para pessoas em situação de deslocamento forçado.
No Amazonas, três empresas com forte presença em serviços e atendimento direto à população receberão a certificação, como: Mercure, uma rede global de hotéis de médio porte pertencente ao grupo francês Accor; Direcional Engenharia, referência em imóveis de qualidade por todo o Brasil; e a Betel Serviços RH, empresa que oferece soluções em Recursos Humanos, como a locação de mão de obra temporária, terceirização e recrutamento e seleção, todas localizadas em Manaus.
Roraima e São Paulo ampliam rede de empregabilidade
Além do Amazonas, empresas de Roraima também serão certificadas. Entre elas estão GTFoods Group, conglomerado brasileiro do setor de alimentos, e a Marfrig Global Foods, líder global na produção de hambúrgueres e uma das maiores produtoras de proteína bovina do mundo, ambas sediadas em Boa Vista (RR).
Já no estado de São Paulo, o reconhecimento inclui empresas de grande porte e atuação nacional, como: Coca-Cola FEMSA Brasil, a maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola no mundo; Automatic Data Processing (ADP), empresa global de soluções de Gestão de Capital Humano; AkzoNobel, multinacional holandesa líder em tintas e revestimentos; Direcional Engenharia, referência em imóveis de qualidade por todo o Brasil; SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), referência na gestão de serviços públicos de saúde; Guima Conseco Construção, Serviços e Comércio, referência no segmento nacional de facilities; FriGol S.A, um dos maiores frigoríficos da América do Sul.
Destaque para Manaus
Criado em 2023, o Selo Empresa Amiga do Migrante já reconheceu 13 empresas em todo o país, entre elas, a amazonense Bemol, fundada em 1942 pelos irmãos Samuel, Israel e Saul Benchimol. Também figuram entre as organizações premiadas companhias de relevância nacional e internacional, como Teleperformance, ADP, Coca-Cola FEMSA, Direcional, Cushman & Wakefield, SPDM e GT Foods. O mesmo se aplicará às empresas de Manaus, Boa Vista e São Paulo, que também integram a rede de parceiros do projeto.
Destaque para Boa Vista
Criado em 2023, o Selo Empresa Amiga do Migrante já reconheceu 13 empresas em todo o país, entre elas, a GT Foods, premiada na categoria Destaque. Também figuram entre as organizações premiadas companhias de relevância nacional e internacional, como Bemol, Teleperformance, ADP, Coca-Cola FEMSA, Direcional, Cushman & Wakefield, SPDM.
Destaque para São Paulo
Criado em 2023, o Selo Empresa Amiga do Migrante já reconheceu 13 empresas em todo o país, entre elas, a SPDM, premiada na categoria Destaque e ADP que figurou nas duas primeiras edições. Também integram a lista de premiadas companhias de relevância nacional e internacional, como Teleperformance, Coca-Cola FEMSA, Direcional, Cushman & Wakefield e GT Foods.
Ampliação das categorias em 2025
Nesta edição, além dos níveis Prata, Ouro e Destaque, o Selo contará com uma nova categoria: “Parceiro Amigo do Migrante: RH/Diversidade”, voltada a consultorias, organizações da sociedade civil e empresas que atuam diretamente na promoção da diversidade e inclusão.
A gerente nacional do projeto, Ângela Mota, destaca a importância da expansão da iniciativa: “A cada edição temos buscado maneiras de ampliar o alcance do projeto e, em 2025, decidimos criar essa categoria para ativar uma rede colaborativa ainda maior. Acreditamos no poder da diversidade e no papel do RH de fazer a diferença na inclusão de pessoas refugiadas e migrantes nas empresas.”
Ela reforça ainda que ampliar o impacto do projeto está diretamente ligado a garantir dignidade, direitos básicos e oportunidades reais para a comunidade migrante.
Sobre o Selo
A iniciativa é uma ferramenta que incentiva o setor privado a adotar práticas efetivas de diversidade e inclusão, com alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele reconhece empresas que contratam, capacitam e promovem ações de integração para pessoas migrantes e refugiadas atendidas pelo projeto “Ven, Tú Puedes!”.
Inscrições e critérios
As inscrições para a edição 2025 ocorreram entre os dias 22 de setembro a 18 de novembro. Para concorrer, as empresas precisaram: Estar vinculadas à Visão Mundial no âmbito do projeto; Participar de treinamentos sobre temática migratória; Contratar pessoas refugiadas e migrantes cadastradas; E, no caso da categoria “Destaque”, comprovar processos estruturados de inclusão e integração.
Soluções para empresas
As empresas parceiras contam com serviços gratuitos da Agência “Ven, Tú Puedes!”, como: Acesso ao banco de talentos de migrantes e refugiados; Suporte em processos seletivos inclusivos; e capacitações. O atendimento, que ocorreu durante todo o ano, foi realizado por equipes em Manaus, São Paulo e Boa Vista, com canais abertos para empresas interessadas em aderir ao projeto.
Sobre o projeto
O Ven, Tú Puedes! é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, o projeto tem como objetivo principal promover a integração segura e a inclusão produtiva de migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.
A iniciativa se consolidou como um marco na promoção de emprego, renda e dignidade, fortalecendo a inclusão socioeconômica de populações em situação de vulnerabilidade.
Entre os serviços oferecidos, estão os cursos de língua portuguesa, ações de capacitação profissional, apoio na emissão da carteira de trabalho digital, mediação junto ao setor privado para acesso a vagas formais, banco de talentos, acompanhamento de entrevistas, sensibilização para inclusão no ambiente de trabalho, curso de empreendedorismo e suporte a pequenos negócios de migrantes e refugiados.







