Manaus (AM) – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) certificou, na terça-feira (16/12), 12 alunos do curso de instrutor de trânsito da primeira turma do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). A solenidade de certificação de conclusão ocorreu no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
O curso foi promovido pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) do Detran-AM de maneira gratuita, e contou com 180 horas de carga horária. Ao longo da formação, as aulas foram ministradas no próprio comando geral.
Para a coordenadora-geral da Eptran, Rosane Lustosa, a parceria entre o Detran-AM e o CBMAM é fundamental tanto para a segurança viária quanto para o fortalecimento da atuação conjunta entre os dois órgãos.
“Essa parceria contribui significativamente para o aprimoramento institucional e técnico. Nós contribuímos com o conhecimento técnico e instrucional, ao mesmo tempo em que eles compartilharam sua experiência prática, especialmente aquela adquirida no dia a dia, como condutores e como profissionais que salvam vidas. Nosso curso é essencial para sensibilizar os novos colegas que irão atuar no trânsito, promovendo um tráfego mais seguro, mais responsável e, sobretudo, mais humano”, destaca Rosane Lustosa.
O comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, reforça que o trabalho em conjunto entre os dois órgãos é benéfico para a formação e incentivo ao conhecimento dos membros do CBMAM.
“Isso é uma parceria bem profícua entre o Corpo de Bombeiros e o Detran, certamente fortalece a segurança pública de maneira global no que tange a condução de veículos de emergência, proporciona mais segurança na condução dos veículos em todos os segmentos, e também traz segurança viária, porque à medida em que você capacita os servidores da corporação a transportar veículos que são importantíssimos para a sociedade, isso se reverte em serviços de mais qualidade e entrega à população”, afirma ele.
A cabo Ana Lúbia Carvalho, 50, participou da turma de instrutor de trânsito e recebeu seu certificado na solenidade. “Sou muito grata por essa grande oportunidade, para o nosso currículo ainda ficar mais enriquecido. E a gente pretende ajudar mais no trânsito. Que possamos fazer com que o nosso trânsito seja mais seguro. Acredito que nós fomos muito bem formados. A equipe do Detran que veio dar as aulas foram pessoas que realmente estavam preparadas para estar aqui com a gente e nos ajudou muito para esse momento acontecer agora”, relata a cabo.







