Brasil – Com o título na Copa do Brasil de 2025, o Corinthians se junta aos sete primeiros colocados do Campeonato Brasileiro na disputa do principal título do futebol sul-americano.
Da lista, seis entrarão direto na fase de grupos – os cinco primeiros do Brasileirão e o próprio Corinthians. Apenas Botafogo e Bahia, respectivamente sexto e sétimo colocados da primeira divisão nacional, entram na fase de pré-classificação.
River Plate fica fora
Entre os demais países, a principal baixa fica por conta da ausência do River Plate no contingente argentino. Eliminado nas quartas de final do Torneio Apertura e nas oitavas do Torneio Clausura, o tetracampeão da Libertadores teve apenas a quarta melhor campanha geral no Campeonato Argentino e foi para a Sul-Americana.
O país vizinho terá sete representantes na Libertadores 2026: Lanús, Platense, Estudiantes, Independiente Rivadavia, Rosário Central, Boca Juniors e Argentinos Juniors. Todos entram direto na fase de grupos, com exceção do Argentinos Junior, que entra pela pré-classificação.
O River não será a única camisa de peso que ficou de fora. Clubes como Atlético Nacional (COL), Universidad de Chile (CHI) e Olímpia (PAR) estão entre os que não participarão da Libertadores de 2026.
Bolívia tem últimas definições
A Bolívia tem direito a quatro vagas na Libertadores 2026, das quais duas já foram definidas: Always Ready e Bolívar, respectivamente campeão e vice no Campeonato Boliviano.
As últimas duas vagas vão para o campeão da Copa da Bolívia e para a melhor campanha geral na primeira divisão local. Uma das vagas será do The Strongest, mas a segunda está entre Nacional Potosí e San Antonio Bulo Bulo.
O Nacional Potosí decide a Copa da Bolívia nesta segunda-feira (22) com o Bolívar, já classificado para a fase de grupos da Libertadores. Se o Nacional vencer, vai para a fase de grupos e manda o Strongest para a pré-Libertadores; se o Bolívar levar, abre uma vaga na fase de grupos para o Strongest e classifica o San Antonio Bulo-Bulo para a pré-Libertadores.
Os times já classificados para a Libertadores de 2026
Brasil
- Bahia
- Botafogo
- Corinthians
- Cruzeiro
- Flamengo
- Fluminense
- Mirassol
- Palmeiras
Argentina
- Argentinos Juniors
- Boca Juniors
- Estudiantes
- Independiente Rivadavia
- Lanús
- Platense
- Rosário Central
Bolívia
- Always Ready
- Bolívar
- The Strongest
Chile
- Coquimbo Unido
- Huachipato
- O’Higgins
- Universidad Católica (CHI)
Colômbia
- Independiente Medellín
- Junior Barranquilla
- Santa Fé
- Tolima
Equador
- Barcelona
- Independiente del Valle
- LDU
- Universidad Católica (EQU)
Paraguai
- 2 de Mayo
- Cerro Porteño
- Guarani
- Libertad
Peru
- Alianza Lima
- Cusco
- Sporting Cristal
- Universitário
Uruguai
- Juventud
- Liverpool
- Nacional
- Peñarol
Venezuela
- Carabobo
- Deportivo La Guaira
- Deportivo Táchira
- Universidad Central de Venezuela
*Com informações da Band.com







