Manaus (AM) – O Manaus Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, tem previsão de iniciar, no primeiro semestre de 2026, um novo serviço de Remessa Expressa – Courier — entrega expressa internacional — que promete reduzir consideravelmente o tempo de chegada de compras feitas em marketplaces. Atualmente, encomendas destinadas ao Amazonas podem levar até 60 dias para chegar ao consumidor. Com a novidade, o prazo deve cair para cerca de sete dias.
A iniciativa integra um pacote de melhorias que a Concessionária vem implementando no Terminal de Cargas (TECA) de Manaus, buscando promover impactos positivos na economia local. O serviço visa impulsionar o e-commerce e facilitar o processo de importação para consumidores. Em novembro deste ano, o Manaus Airport recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar os procedimentos. O processo, agora, segue para trâmites finais junto à Receita Federal, responsável pelo alfandegamento específico necessário para operações desse tipo.
Os produtos vindos da Ásia ou dos Estados Unidos costumam seguir para São Paulo, depois Curitiba, que é a base principal dos Correios, e só então chegam a Manaus. Com a operação implantada no TECA de Manaus, as encomendas internacionais serão processadas diretamente na capital.
O Gerente Cargo do Terminal de Cargas, Thiago Brandão, ressalta: “O TECA já é referência em celeridade no processamento de cargas no Brasil, e, com o novo serviço, também será possível conectar, com muito mais agilidade, as cargas internacionais aos consumidores no Amazonas. Não temos dúvida de que será uma importante ferramenta que nos ajudará a transformar a realidade do segmento na região e impulsionar ainda mais a economia do nosso país”.
Sobre o Manaus Airport
Um dos principais hubs aéreos da região Norte do Brasil, o Manaus Airport conecta, anualmente, quase 3 milhões de passageiros a destinos nacionais e internacionais. Em sua estrutura, dispõe do terceiro maior terminal de cargas do País, com capacidade para movimentar mais de 300 mil toneladas em cargas simultaneamente.
Na área ambiental, o aeroporto recebeu reconhecimento internacional com o Green Airport, da ACI-LAC (Airports Council International – Latin America & Caribbean). Em 2025, foi eleito pela ANAC como o mais sustentável do país no eixo sociedade em sua categoria, e foi Prêmio Destaques do Ano 2025, da Smacna Brasil/Abrava, com a implantação de um sistema de climatização inovador e sustentável.
Desde 2022, é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, recebeu investimentos em obras de infraestrutura e vem incorporando padrões operacionais globais focados em eficiência, segurança e conforto. A cada operação realizada e passageiro recebido, a empresa vem fortalecendo seu compromisso de Conectar para Transformar.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, principal operadora aeroportuária privada do mundo, gerencia o desenvolvimento e a operação de mais de 70 aeroportos localizados em 14 países. A VINCI Airports utiliza sua expertise como integradora abrangente para desenvolver, financiar, construir e operar aeroportos, alavancando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar o desempenho operacional e modernizar a infraestrutura, promovendo sua transição ambiental.
Em 2016, a VINCI Airports tornou-se a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional, estabelecendo a meta de alcançar emissões líquidas zero (escopo 1 e 2) em toda a sua rede até 2050, ao mesmo tempo em que apoia a transição climática local dos territórios.







