Manaus (AM) – O senador Omar Aziz (PSD), entrevistado no programa Band Entrevista do último domingo (28), destacou o balanço positivo de 2025 para a economia do Amazonas, impulsionado pela segurança jurídica garantida pela reforma tributária. Ao lado do apresentador, o jornalista Neto Cavalcante, Aziz ressaltou o papel da bancada federal na manutenção da competitividade do polo industrial e apontou que o estado bateu recordes de faturamento e de empregos diretos, superando a marca de 132 mil postos de trabalho.
A conversa focou na consolidação do modelo Zona Franca como um porto seguro para investidores após a aprovação de leis complementares no Congresso Nacional. No decorrer da entrevista, o senador expressou preocupação com a disparidade entre o faturamento das empresas e a remuneração local.

“Existe aí uma distância muito grande entre o faturamento e o salário dos trabalhadores”, afirmou Aziz, comprometendo-se a travar uma discussão com a Suframa e empresas do distrito para elevar o legado salarial deixado no estado.
Ele também celebrou a recente desoneração do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, classificando a medida como um “14º salário” que ajudará a reduzir o endividamento das famílias amazonenses.
Sobre infraestrutura, Omar anunciou que a licitação para o novo porto de Manaus, localizado na área da Manaus Moderna, deve ser finalizada ainda este ano, com previsão de início das obras em até três meses. O investimento, 100% federal, gira em torno de R$ 800 milhões e visa modernizar o atendimento a mais de um milhão de passageiros que utilizam o transporte fluvial mensalmente.
Aziz ainda confirmou que o presidente Lula deve inaugurar pontes na BR-319 em fevereiro, reforçando que a pavimentação do trecho do meio é viável com fiscalização moderna, como drones e satélites, para evitar o desmatamento,.
No campo político, Aziz confirmou sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas, aproveitando para mostrar que seu projeto eleitoral será focado em um programa de Estado voltado para segurança, educação e saúde, incluindo a proposta de dobrar o efetivo da Polícia Militar e contratar 10 mil guardas municipais para o interior.
Por fim, o senador destacou projetos sociais e de saúde, como a criação de uma rede de suporte para dependentes químicos em parceria com igrejas e a construção de um hospital de referência nos moldes do Sara Kubitschek. Ele enfatizou a necessidade de dar dignidade às mães de crianças com deficiência que hoje sofrem com a falta de assistência:
“Nós temos uma população reprimida que está hoje em um canto da casa… nós temos que dar uma oportunidade para essa mãe ter um pouco de felicidade”.
Aziz também manifestou apoio ao fim da escala de trabalho 6×1, pauta que considerou essencial no Congresso.
A íntegra da participação do senador Omar Aziz no programa Band Entrevista está disponível no canal oficial da Band AM no YouTube. O programa é transmitido aos domingos, a partir das 23h05, para Manaus e os 61 municípios do interior do estado pela TV Band Amazonas (canais 13.1 / 518 – NET e 413 – SKY).






