Manaus (AM) – Os Colégios Militares da Polícia Militar do Amazonas (CMPMs) realizam em suas nove unidades a programação da ‘Semana Zero 2026’, um período de adaptação militar aos novos alunos que ingressaram, neste ano, nas unidades de ensino. O objetivo é apresentar para os novos integrantes a rotina escolar, as normas institucionais e os valores que norteiam o colégio, garantindo que o aluno tenha uma transição organizada e segura. A intensa programação iniciou na segunda-feira (26/01) e segue até sexta (30/01).
Os alunos novatos que ingressaram nos CMPMs recebem orientações gerais e instruções disciplinares como: Cultura organizacional, ordem unida, primeiros socorros, combate à incêndio, comportamento psicológico, prevenção ao bullying, hinos e canções nacionais e institucionais, educação no trânsito, educação ambiental, prevenção às drogas e instruções de regime interno, entre outros.
O diretor do CMPM 1, tenente-coronel PM D. Albuquerque, ressalta a importância dessa etapa inicial para os novos estudantes e revela que na unidade de ensino em que comanda, atualmente participam da ‘Semana Zero 2026’, 175 alunos, que abrangem turmas do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
“Entendemos que as instruções que passamos durante a ‘Semana Zero’ é fundamental neste início de ano letivo para cada um deles, pois, reduz as inseguranças que existem de um ambiente totalmente novo e fortalece nos novos estudantes o sentimento de pertencimento na instituição em que estão integrando”, destacou o diretor.
Além disso, o diretor do CMPM 1 reforça também a importância dessa experiência para o estudante ao longo do ano letivo. Segundo ele, o impacto é refletido em alunos mais antigos e adaptados, conscientes de suas responsabilidades, com melhor convivência, disciplina e comprometimento com os valores do colégio.
Além de instruções aos novos estudantes, os CMPMs envolvem também a família do novo membro da escola. Os pais ou responsáveis participam de reuniões e orientações com informações sobre normas, rotina escolar e o papel da família no acompanhamento do aluno, o que fortalece a parceria escola–família.
Samira Moreira, mãe do Leonardo Chaves Moreira, de 15 anos, novo aluno da 1ª série do Ensino Médio do 3º CMPM, fala com orgulho sobre o ingresso do filho na instituição militar e a importância de saber que mesmo o filho ingressando em uma nova jornada, está sendo bem recepcionado e preparado para os novos desafios, durante a ‘Semana Zero’.
“Como mãe, ver meu filho na instituição militar é algo novo, uma escola com mais regras a serem cumpridas, sendo desafiador, mas de forma positiva para a vida dele, porque ele está integrado a instituição na ‘Semana Zero’ e faz com que ele tenha esse tempo para se adaptar e conhecer o novo, ter uma visão melhor de respeito, disciplina, comprometimento as atividades propostas e interação com outras pessoa”, ressaltou Samira. “Poder ver meu filho sendo mais responsável, comprometido, dá o sentimento de orgulho, e sei que estará sendo preparado para os desafios futuros que a vida nos dá”, frisou a mãe do aluno Leonardo.







