Manaus (AM) – A Central Única das Favelas (Cufa) inicia 2026 ampliando suas ações de impacto social com o lançamento de novas modalidades culturais e esportivas. Na área cultural, as novidades incluem aulas de Ballet, Jazz e Contemporâneo, além do Ballet Infantil, que estimulam disciplina, autoestima, expressão corporal e desenvolvimento artístico.
As turmas funcionam da seguinte forma:
- Ballet: a partir de 12 anos, às segundas-feiras, das 19h às 21h;
- Jazz/Contemporâneo: a partir de 12 anos, às quartas ou sextas-feiras, das 19h às 21h;
- Ballet Infantil: crianças de 6 a 11 anos, aos sábados, das 10h às 11h. Cada turma dispõe de 20 vagas, com acesso por meio do programa de bolsas da CUFA AM.
“É um compromisso da CUFA Amazonas proporcionar ações e oportunidades que, muitas vezes, crianças e jovens das comunidades não teriam possibilidade de acessar. Agradecemos aos nossos parceiros, que acreditam e caminham conosco na construção desses projetos”, destaca Fabiana Carioca, vice-presidente da CUFA Amazonas.
No eixo esportivo, outra novidade de 2026 é a implantação das aulas gratuitas de Jiu-Jitsu e Tênis de Mesa, realizadas em parceria com o Instituto Paradesportivo do Amazonas (IPA). As modalidades atendem turmas infantil e adulta e promovem valores como respeito, foco, disciplina e superação. As aulas esportivas acontecem às segundas e quartas-feiras, das 13h às 17h, na Sede da CUFA Amazonas. As inscrições são totalmente gratuitas.
Além das novas modalidades já em funcionamento, a expectativa da instituição é implementar o basquete adaptado, ampliando as ações inclusivas e o acesso ao esporte para pessoas com deficiência. Anteriormente, a CUFA Amazonas já desenvolvia atividades como Breaking e cultura hip hop, oficina de maracatu e baile charme, ações que fortalecem a identidade, pertencimento e expressão cultural.
“As novidades de 2026 representam mais um passo na construção de oportunidades reais, no fortalecimento da cidadania e na formação de campeões para a vida, por meio da cultura e do esporte”, afirma Alexey Ribeiro, presidente da CUFA Amazonas.







