A Prefeitura de Manaus, em parceria com a empresa Águas de Manaus, fez o plantio de mais de 5 mil mudas de espécies como angelim e pau-rosa em uma área com mais de 4 hectares na zona Leste da cidade. A ação ocorreu nesta sexta-feira, 18/3, e faz parte do projeto “Manaus, te quero verde”, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A área reflorestada fica na estação de tratamento de água da Ponta das Lajes, no Distrito Industrial, complexo que trata e distribui água para as zonas Leste e Norte da capital amazonense. A Águas de Manaus cedeu o espaço para a ação da Prefeitura de Manaus. Além da concessionária, outros parceiros também fazem parte do projeto, como o Instituto Soka Amazônia, Consulado do Japão em Manaus, e a VS Academy.
Alunos e professores da escola municipal Frei Mário Monacelli, no Jorge Teixeira, na zona Leste, participaram do plantio de mudas, juntamente com colaboradores voluntários da Águas de Manaus. O objetivo do plantio é que, com a revitalização da área verde, o local se transforme em uma área totalmente recuperada ambientalmente, servindo de refúgio ampliado para a fauna da região e que também vire uma matriz de coleta de sementes.
O trabalho é importante porque a educação ambiental está sendo realizada na prática, de acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino. “É importante a preservação. Já plantamos uma pequena floresta dentro de Manaus e vamos ampliar muito e a cidade ficará verde, como idealizamos e denominamos: Manaus, te quero verde”, ressaltou o secretário.
Acompanhamento
O Instituto Soka fornecerá as 5 mil mudas que serão plantadas no espaço e vai acompanhar o desenvolvimento das espécies, em conjunto com a Águas de Manaus.
As árvores plantadas no local serão monitoradas pelo aplicativo Tree Earth que realiza o controle de mudas plantadas no Amazonas. Por meio do georreferenciamento, será possível acompanhar a evolução da muda pelo celular. Ao plantar a muda, os voluntários registraram fotos e o nome da espécie. Com esses dados, é possível acompanhar e registar, via app, todo o processo de desenvolvimento da árvore.