A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) abriu uma consulta pública digital, nesta terça-feira, 19/4, com o objetivo de desburocratizar o acesso aos editais de fomento à cultura. A consulta é feita por meio de formulário simples, disponível em https://bit.ly/ConsultaEditaisManauscult, e as opiniões serão coletadas até as 23h59 do dia 9/5.
Os interessados poderão participar opinando sobre o processo de inscrição, formato de edital e execução do projeto, por exemplo.
Com o objetivo de tornar mais acessível e transparente os editais de fomento à cultura, o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, destaca a importância dos artistas e produtores culturais ao responderem o formulário. “Essa consulta é informal, não será mantida em banco de dados, mas, é de extrema importância para aprimorar e nortear novos editais, garantindo efetiva participação e difusão cultural”, salienta.
Segundo ele, a Manauscult tem 36 projetos e ações por eixo de atuação previstos para 2022.
“Ainda neste semestre, vamos lançar o Edital Thiago de Mello, que será balizado por meio dessa consulta. A determinação do prefeito David Almeida é ouvir os artistas e entender os pontos fortes e fracos dos editais passados e, ainda, o perfil e segmento artístico, além de formas de tornar mais acessível e que esses editais estejam cada vez mais perto da realidade da produção artística local. A ordem é democratizar!”, comenta.
O formulário traz perguntas sobre qual a maior dificuldade no momento de se inscrever em editais, formas de divulgação, o que seria indispensável num edital e quais os principais desafios enfrentados durante a execução dos projetos culturais. É possível, também, sugerir os critérios técnicos para avaliação, seleção e contrapartidas.