Manacapuru será o segundo município a receber a programação itinerante da 15ª Mostra de Teatro do Amazonas (MTA), realizada pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam). Nesta sexta, 29/4, e sábado, 30/4, três espetáculos serão apresentados com entrada gratuita para o público.
Nesta sexta, a Cia D’ Arte apresenta a montagem “Bumba meu boi a festa vai começar”, às 11h, na Escola Estadual Carlos Pinho. O espetáculo conta a história da origem de dos maiores eventos culturais do Brasil, o festival folclórico de Parintins
Na mesma escola, a Companhia de Teatro Vitória Régia irá exibir a peça “A corda e o acordo”, às 13h. A montagem conta a história dos desafios de um menino que precisa fazer um acordo e manter-se firme nele, diante de contexto social onde grandes dificuldades atingem o sentido de civilização.
No sábado, 30/4, a artista Daniely Peinado apresenta “A Bolha”, às 17h30, na Praça 16 de julho. O espetáculo, que é um experimento cênico, tem como mote de criação a exploração de memórias do cenário de pandemia da Covid-19 e os atravessamentos de todas as ordens que contaminaram os corpos e a cidade durante os meses de isolamento social. Todas as apresentações são gratuitas.
No total, 12 espetáculos compõem a programação da 15ª MTA que já passou pelo Iranduba, agora segue para Manacapuru, depois vai para Novo Airão e encerará em Manaus. O projeto foi contemplado com o Prêmio Amazonas Cultura em Rede, realizado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.