A Agência de Fomento do Estado (Afeam) lança na próxima segunda-feira, 27/6, a linha de financiamento “Mais Crédito Inclusão”, direcionada para Responsável Legal de Pessoas com Deficiência – PcD ou Pessoas com Deficiência autônomos que desenvolvem atividades produtivas sem ter vínculo empregatício. Os proponentes serão atendidos inicialmente pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), parceira da Afeam neste projeto.
O financiamento é permitido para aquisição de máquinas e equipamentos, manutenção, ampliação e modernização da atividade produtiva e ainda financiar as principais despesas/custos operacionais necessários para a implantação do negócio.
De acordo com o diretor-presidente da Afeam, Marcos Vinícius Castro, o “Mais Crédito Inclusão” é um estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, permitindo maior inclusão social para pessoas com deficiência (PcD) e/ou famílias que possuem deficientes físicos e mentais/intelectuais.
“Entendemos o desafio da inclusão nas mais diversas esferas sociais. Normalmente um membro da família acaba se dedicando exclusivamente para acompanhar a PcD, o que dificulta a permanência em um trabalho formal e isso se agrava e acaba comprometendo a renda de famílias em vulnerabilidade social, portanto empreender é um excelente caminho”, disse.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente em Manaus, existem mais de 1,4 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência, dos quais, aproximadamente 10% fazem parte da População Economicamente Ativa (PEA), com idade entre 20 a 49 anos. Esses indicadores apontam a importância de criar oportunidades para que essas pessoas vivam com dignidade, gerando ocupação e renda.
Como contratar o Crédito
A concessão do financiamento será feita inicialmente pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – SEJUSC, por meio dos telefones (92) 98463-5963 / (92) 98484-1909 ou presencialmente na Secretaria Executiva de Pessoa com Deficiência (SePcD), localizada na rua Salvador, nº 456, Adrianópolis. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento inicia na próxima terça-feira (28).