A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, 23/11, a terceira fase da Operação Nômade, em que são investigados fatos relacionados a possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa e tráfico de drogas. A investigação contou com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap).
A Justiça do Amazonas deferiu representação da Polícia Federal e expediu mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, que são cumpridos nessa etapa da investigação criminal na cidade do Rio de Janeiro, com apoio de policiais do Comando de Operações Táticas da PF, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes do Rio de Janeiro e do Grupo de Pronta Intervenção da PF no Rio de Janeiro.
A investigação localizou lideranças da facção denominada Comando Vermelho do Amazonas que estavam residindo na cidade do Rio de Janeiro, de onde agiam ativamente na tomada de decisões desta Organização Criminosa. Entre os presos encontra-se o principal líder desta facção criminosa.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes supramencionados, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 20 anos de prisão. A operação Nômade 3 contou com a participação de mais de 40 policiais federais.