O site Estado de Direito Sempre!, que coleta assinaturas para a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", já sofreu mais de 1.500 tentativas de ataques hackers desde terça-feira, 26, quando foi aberto ao público. A apuração é da colunista Mônica Bergamo, da rádio BandNews FM.
Considerado uma resposta às ameaças golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL), o texto defende os tribunais superiores, as eleições e a democracia.
O documento faz uma homenagem aos 45 anos da "Carta aos Brasileiros", lida na Faculdade de Direito no ano de 1977. Professores e ex-alunos da universidade estão empenhados na coleta das assinaturas, com apoio de entidades da sociedade civil como o grupo Prerrogativas.
A plataforma que hospeda a carta já havia recebido mais de 4,5 milhões de acessos e soma mais de 160 mil assinaturas nesta quinta-feira (28). Entre os signatários estão os ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa e Nelson Jobim, além de juristas, personalidades e banqueiros como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.
Além dos ataques que tentam tirar o site do ar, detratores têm usado xingamentos e nomes falsos para tentar tumultuar a lista de signatários.
Bolsonaro
Nessa quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro desdenhou da iniciativa. “Vivemos em um país democrático, defendemos a democracia. Não precisamos de nenhuma cartinha para falar que defendemos a democracia, que queremos cada vez mais cumprir e respeitar a Constituição”, afirmou o presidente. Não precisamos, então, de apoio ou sinalização de quem quer que seja para mostrar que o nosso caminho é a democracia, é a liberdade, é o respeito à Constituição”, afirmou Bolsonaro.