Na noite desse domingo (7), seis candidatos ao Governo do Amazonas estiveram presentes no debate da Band Amazonas. Foram convidados sete, mas o governador Wilson Lima (União Brasil) informou que não poderia participar por estar cumprindo agenda no município de Tabatinga.
"O candidato do União Brasil à reeleição ao Governo do Amazonas, governador Wilson Lima, informa a impossibilidade de comparecimento ao debate entre candidatos promovido por esta emissora de televisão, neste domingo. Cumprindo agenda de Governo, Wilson Lima está no município de Tabatinga. […] Wilson Lima agradece o convite do grupo Bandeirantes de Comunicação e se coloca à disposição para, em outra oportunidade, apresentar seus projetos para uma nova gestão à frente do Governo do Amazonas." , diz a nota.
A Band Amazonas apostu, novamente, na prata da casa para mediar o debate. A apresentação foido jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade e que, há 10 anos, integra o Grupo Bandeirantes de Comunicação.
Entre apresentação de propostas, o debate contou com perguntas de jornalistas e empresários, em determinado momento, direcionadas aos candidatos.
Participaram do debate: Amazonino Mendes (Cidadania), Carol Braz (PDT), Eduardo Braga (MDB), Henrique Oliveira (Podemos), Israel Tuyuka (PSOL) e Ricardo Nicolau (Solidariedade).
No primeiro bloco, houve perguntas de candidato para candidato;
No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas elaborada por jornalistas e apresentadores da Band Amazonas e Rádio Band News;
No terceiro bloco, houve mais uma rodada de perguntas de empresários da cidade;
No quarto bloco, foram de considerações finais do debate;
Os temas que rodearam o debate, no primeiro bloco foram sobre segurança, saúde, indígenas e direito das mulheres. Já nos demais, educação, economia, concursos público e habitação foram os assuntos que tiveram destaque.
O candidato Eduardo Braga (MDB) teve com um dos principais focos, de suas propostas, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), durante uma de suas gestões passadas.
Amazonino Mendes, entre críticas ao governo atual e alfinetadas com os oponentes, falou sobre educação e uma de suas criações, quando governador do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Um dos principais temas escolhido pelo candidato Ricardo Nicolau (Solidariedade) foi a saúde e juventude. Ele citou o hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, durante a pandemia e propostas de emprego para os jovens.
Carol Braz (PDT) defendeu a política nova e criticou os demais candidatos que já governaram o estado. Henrique Oliveira (Podemos) também focou em oportunidade para quem ainda não governou o estado.
O candidato do PSOL, Israel Tuyuka, priorizou a defesa dos povos indígenas e a ciência, além do diálogo com a população