A Mercedes conquistou uma dobradinha no primeiro treino livre do Grande Prêmio da Holanda, nesta sexta-feira (2), em Zandvoort. O circuito recebe a 15ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1.
George Russell liderou a sessão com a marca de 1:12.455, com 0.240 de vantagem para Lewis Hamilton, o segundo colocado. Carlos Sainz, da Ferrari, foi o terceiro colocado a 0.390 do tempo de Russell.
Companheiro de Sainz na Ferrari, Charles Leclerc foi apenas o sexto colocado. Entre os dois, duas McLaren: Lando Norris foi o quarto, enquanto Daniel Ricciardo foi o quinto.
O treino foi marcado ainda por problemas de Max Verstappen, que abandonou com menos de 10 minutos. O holandês da Red Bull chegou a liderar a tabela com a marca de 1:14.714, mas parou na pista com problemas de câmbio e voltou a pé para os boxes. O incidente provocou uma bandeira vermelha.
Com o abandono, Verstappen acabou fechando o treino com a 19ª posição. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o sétimo.
Para fechar o Top 10, Fernando Alonso (Alpine) foi o oitavo, com Esteban Ocon (Alpine) em nono e Alexander Albon (Williams) em décimo.