Colton Herta deve realizar testes privados na Fórmula 1 ainda em setembro com um carro da Alpine. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13) por sites especializados, como o Crash.Net, o Motorsport.com e o Race Fans.
Segundo os veículos, a agenda – ainda sem data definida – seria parte de um acordo para definir não apenas um piloto para a equipe francesa em 2023, como também para escolher a dupla titular da AlphaTauri na próxima temporada.
O teste com Herta seria parte de um acordo entre os dois times. A Alpine ajudaria na preparação de Herta para uma possível vaga na AlphaTauri, enquanto aguarda um possível acerto com Pierre Gasly, atualmente no time-satélite da Red Bull.
Apesar da possibilidade, Herta depende do aval da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para poder correr na Fórmula 1. O norte-americano tem apenas 32 dos 40 pontos exigidos para a superlicença, e só conseguiria a vaga com a aprovação de dirigentes – inclusive de outras equipes.
Para a programação, a Alpine deverá levar Herta ao circuito de Hungaroring, na Hungria, com um modelo A521, utilizado pelo time na temporada 2021. Em julho, o piloto já testou um modelo 2021 da McLaren no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão (Portugal).
Enquanto isso, a Alpine segue em busca para um companheiro de equipe para Esteban Ocon para 2023. Sem Fernando Alonso (que vai para a Aston Martin) e Oscar Piastri (que vai para a McLaren), nomes como Daniel Ricciardo, Mick Schumacher, Jack Doohan, Nico Hulkenberg, Pierre Gasly e Nyck de Vries já foram especulados.