O Grande Prêmio do Japão foi uma grande incógnita para Max Verstappen. Campeão da temporada 2022 da Fórmula 1, o holandês só soube que havia conquistado o título durante as entrevistas dos três primeiros colocados, quando uma punição a Charles Leclerc (Ferrari) deu a ele a combinação de resultados necessária para o bicampeonato.
Mas Verstappen tinha dúvidas inclusive durante a corrida. Em especial, se a vitória daria a ele os 25 pontos ou apenas 12,5 – a pontuação é distribuída pela metade aos pilotos caso a corrida tenha menos da metade das voltas previstas.
“Liderar e vencer a corrida foi ótimo. Mas eu não tinha certeza se levaria metade dos pontos, os pontos integrais. Não tinha pistas”, afirmou o piloto da Red Bull em entrevista divulgada nesta segunda-feira (10) pelo site oficial da Fórmula 1. “Ninguém sabia por quanto tempo a gente iria correr.”
A prova do fim de semana foi bastante afetada pelas chuvas. Após o acidente de Carlos Sainz (Ferrari) na primeira volta, a organização paralisou a corrida com bandeiras vermelhas. O reinício só foi acontecer mais de duas horas depois, quando as condições do asfalto já apresentavam melhoras.
Com pouco tempo restante, a corrida teve apenas 28 das 53 voltas previstas. Como mais da metade da previsão foi cumprida, os pilotos receberam a pontuação integral.
A vitória foi a 12ª de Verstappen em 18 corridas até aqui no ano. E o próprio holandês se mostrou surpreso com o desempenho da Red Bull na temporada.
“É uma temporada incrível para nós como equipe. Definitivamente não esperávamos algo assim”, afirmou, destacando o início “competitivo” da equipe em 2022, apesar dos abandonos nas três primeiras corridas do ano.
“Continuamos pisando fundo, acreditando, melhorando o carro, o que foi o mais importante. Como equipe, cometemos poucos erros. Você não pode ser perfeito, mas na maioria das corridas, estivemos perto disso.”