Com mais de 7 décadas de carreira e 8 milhões de exemplares vendidos, o mineiro Ziraldo, pai de um Menino Maluquinho, completa 90 anos nesta segunda-feira (24). O cartunista, jornalista e escritor nasceu em Caratinga, na região do Rio Doce, no dia 24 de outubro de 1932.
Em 1949, foi com a avó para o Rio de Janeiro, mas pouco tempo depois, voltou para a cidade onde nasceu. Nos anos 60, Ziraldo formou-se em Direito na Faculdade de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e lançou a revista ‘’Pererê’’, primeiro gibi a cores produzido no Brasil.
A publicação durou até abril de 1964, quando foi suspensa pelo regime militar e retornou só em 1975, como ‘’A Turma do Pererê’’. Também durante a ditadura, o cartunista participou da criação da revista humorística “O Pasquim” e lançou o FLICTS, seu primeiro livro infantil.
Cinco anos depois do sucesso da “Turma do Pererê’’, Ziraldo se reinventou e criou, em 1980, o Menino Maluquinho, personagem que em pouco tempo virou um dos principais fenômenos da literatura infanto-juvenil do país. A obra, que conta a história de um garoto que vive com uma ‘’panela na cabeça’’, conquistou rapidamente o coração dos brasileiros.
Com o passar dos anos, Menino Maluquinho foi adaptado para o teatro, televisão e cinema. A jornalista Júlia Neves participou do filme gravado em 1995 quando tinha apenas 6 anos. Mesmo depois de tanto tempo, ela lembra da convivência com Ziraldo no dia a dia.
No mês em que Ziraldo completa nove décadas de vida, Menino Maluquinho continua se reinventando, e neste mês, chegou à Netflix, em uma série animada que promete encantar os antigos fãs e também aqueles que estão por vir.