As incrições para concorrer as mais de 30 mil bolsas de estudo do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2023/1 estão abertas. O candidato poderá se inscrever até o dia 4 de novembro. Os interessados poderão realizar a inscrição por meio do link.
A Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi) coordena o programa. Com benefícios integrais, de 100%, e parciais, de 50% e 75%, o PBU contempla pessoas residentes em Manaus e que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, o equivalente, no valor atual, a R$ 1.818 mil, entre outros critérios. Os cursos de graduação serão para ingresso no primeiro semestre do ano de 2023.
Para o processo seletivo 2023/1, estarão disponíveis 543 bolsas integrais; 7.888 com desconto de 75%; e 21.599 com 50% de redução no valor da mensalidade. Do total das 30.030 bolsas, 1.501 são reservadas para Pessoas com Deficiência e 601 para idosos, a partir de 60 anos.
O edital com as condições de participação e a lista de cursos ofertados poderá ser consultado no Diário Oficial do Município, no endereço, já a partir deste sábado, dia 22.
O processo seletivo será dividido em três etapas: inscrição eletrônica – na qual o candidato irá preencher questionário socioeconômico, classificação e entrega de documentos – necessários para comprovar as informações prestadas na inscrição.
“Para 2023, o Bolsa Universidade terá 74 cursos, entre bacharelado, licenciatura e tecnológicos. Nós focamos em duas áreas, que são saúde e tecnologia. Temos muitas bolsas com 100% e 75% para os cursos de fisioterapia, odontologia, farmácia, nutrição. Muitas com essa redução em ciências da computação, engenharia da computação, análise de desenvolvimento de sistemas por se tratar de mercados que estão em expansão. Fizemos esse ‘raio-x’ para que a pessoa, depois de formada, tenha acesso mais fácil ao mercado de trabalho”, concluiu o diretor-presidente da Espi, Júnior Nunes.
As IESs que estarão participando do PBU 2023 são: Faculdade Boas Novas; Ciesa; Esbam; Estácio do Amazonas; Faculdade Regional do Amazonas (FAM); Fametro (unidades da Chapada, Cachoeirinha e zona Leste); Fucapi; Instituto Amazônia de Ensino Superior (IAES); Instituto Amazônico de Ensino Superior (IAMES); Idaam; Nilton Lins (Parque das Laranjeiras, Japiim e zona Leste); Faculdade Santa Tereza (Vieiralves e zona Norte); Ulbra; e Uninorte.