Neste domingo, 17/4, às 10h, a comunidade do Lago Azul, na zona Norte, irá receber uma ação social de Páscoa voltada às crianças e mulheres vitimas de crimes sexuais. A ação terá distribuição de chocolate para crianças, pintura facial e muitas brincadeiras. Além do atendimento às crianças, mulheres que foram vítimas de crimes sexuais como estupro, assédio e violência sexual.
Todos receberão atendimento jurídico, psicológico e orientações para aumentar a autoestima.
A iniciativa é do projeto 'Ana por Elas', fundado pela cabeleireira Ana Nascimento, que acolhe mulheres vitimas de estupro e abusos sexuais. Ana foi vítima de abuso sexual, aos 14 anos de idade. Ainda adolescente, assustada, coagida e sem saber a quem recorrer, ela trilhou um caminho de desafios, traumas psicológicos e preconceito.
Após identificar sua paixão profissional pelo ramo da beleza feminina, ela encontrou uma forma de ajudar e prestar apoio a outras mulheres, proporcionando uma transformação de autoestima, com uma conversa amiga, apoio e um atendimento totalmente gratuito em seu próprio salão de beleza no bairro da Chapada zona Centro-Sul.
Com mais de 20 anos trabalhando no ramo da beleza e estética, Ana oferece diversos serviços, sem custos como forma de apoio as vitimas deste crime.
As ações vêem sendo realizadas a mais de 10 anos de forma anônima. Entretanto, como uma forma de mostrar a importância da defesa dessa bandeira, Ana criou uma equipe para compartilhar de forma publica, as histórias das amazonenses vítimas de abuso sexual, que procuram o Projeto.
“Temos depoimentos de mulheres que buscaram o projeto, e tiveram sua autoestima transformada. Fazemos uma seleção com as histórias mais impactantes, e convidamos para um café e um dia de beleza, totalmente gratuito, no salão mais você”, disse a cabeleireira.
As mulheres que se identificam com o projeto podem entrar em contato através das redes sociais, através do Instagram, que já conta com mais de 20 mil seguidores.