Fernando Alonso descartou as teorias de que poderia ter vencido o GP de Mônaco caso a Aston Martin não tivesse feito uma escolha equivocada de pneus quando a chuva começou a cair na corrida de domingo. O espanhol largou e chegou em segundo.
“Eu não liderei a corrida, como todo mundo viu de fora. Para mim foi muito claro que a pista estava seca na volta em que paramos nos boxes, a não ser pelas curvas 7e 8. Então como mudaríamos para os pneus de pista molhada. Estava completamente seco, tipo 99% da pista. Então eu parei por pneus de pista seca”, explica.
Alonso parou uma volta antes de Verstappen e colocou pneus médios. Enquanto o holandês parou direto por pneus de pista molhada. Como a chuva apertou, Alonso teve que parar uma segunda vez na volta seguinte para, aí sim, colocar os pneus intermediários.
O radar dizia que choveria um pouco. Nós tínhamos margem para colocar os pneus de pista seca e, se necessário, fazer uma nova parada pelos de pista molhada. Talvez tenha sido muita cautela, eu não sei. Mas o tempo de sair dos boxes e passar pelas curvas 5,6,7 e 8 fez com que tudo mudasse novamente", afirma Alonso.
O segundo lugar na corrida foi o melhor resultado da Aston Martin no na temporada. E foi também o quinto pódio em cinco corridas. O companheiro de Alonso, Lance Stroll, acabou abandonando a corrida após bater no muro.
"Ficamos em segundo, então estou feliz com a corrida, porque o primeiro colocado estava muito veloz. Em qualquer pneu ou condição de pista, Max iria sempre terminar a 15 ou 20 segundos de nós. Então não havia chance de vitória hoje", dispara o espanhol.
A próxima corrida é justamente na casa de Alonso. O GP de Espanha será disputado já no próximo fim de semana, no circuito de Barcelona.