Fernando Alonso foi coadjuvante da chegada do Grande Prêmio da Inglaterra do último domingo, 3. Quinto colocado, o espanhol da Alpine chegou atrás de Carlos Sainz (Ferrari), Sergio Pérez (Red Bull), Lewis Hamilton (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari).
Mas o bicampeão mundial admite que acreditava na possibilidade de ir ao pódio em Silverstone. Para isso, contava com alguma confusão nas disputas por posições entre os pilotos que estavam à frente.
“Eu estava torcendo por algum drama no fim, e talvez nós conseguíssemos um pódio em meio a toda ação”, contou Alonso. “Mas foi divertido brigar entre os cinco primeiros colocados.”
E se o pódio não veio, Alonso esperava ao menos por um quarto lugar. Para o piloto da Alpine, Charles Leclerc poderia ter sido punido pela direção de prova – a exemplo do que aconteceu com ele mesmo no GP do Canadá, em Montreal.
“Acho que nossa posição final realisticamente seria o quarto lugar, porque vi Charles costurando várias vezes na frente de Lewis. Comparado ao que aconteceu comigo no Canadá, acho que isso não é permitido e deveria ser penalizado”, criticou.
O quinto lugar em Silverstone acabou sendo o melhor resultado de Alonso em 2022, superando o sétimo lugar repetido em Mônaco e no Azerbaijão. Para ele, fruto da evolução do carro da Alpine nas últimas corridas.
“Olhando para o fim de semana como um todo, acho que nosso carro foi muito bom e achei que estávamos mais competitivos que nas outras corridas da temporada até aqui. Executamos nossa corrida muito bem e mostramos um ritmo consistente. Espero que possamos manter isso, manter nossa competitividade nas próximas corridas”, completou.