O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado neste sábado, 15/01 apresentou alta de 135% no número de pacientes diagnosticados com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), das últimas três semanas de novembro até a primeira semana epidemiológica de janeiro, que corresponde aos dias 02 a 08/01. Na última semana de novembro foram registrados 5,6 mil casos e, agora, 13 mil.
De acordo com o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, “a velocidade com que a covid-19 se espalha entre a população cresceu, semanalmente, de 4% para 30%”.
O aumento de casos ocorre depois da Fiocruz ficar sem dados para o Boletim InfoGripe de 10 de dezembro de 2021 até a última semana. O InfoGripe monitora as notificações de síndrome respiratória aguda grave no Brasil, incluindo covid-19 e influenza. A plataforma depende de informações do governo federal para manter-se atualizada.
A alta de internações foi identificada em todas as idades a partir de 10 anos. Segundo o boletim, “os dados laboratoriais apontam que esse aumento foi consequência tanto da epidemia de gripe quanto pela retomada do crescimento de casos de covid-19.” Entre as unidades federativas, a Fiocruz analisa que 25 das 27 UFs apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo quando comparado ao final de novembro.