Quatro novos casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza (H3N2) foram confirmados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), nesta terça-feira (11/01). Agora, totaliza seis o número de casos de dupla infecção no Estado.
Os quatro casos foram identificados após testagem de detecção de Covid-19 realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. São residentes em Manaus e apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos. A Vigilância em Saúde do Amazonas está monitorando os quatro casos e orientou o isolamento dos pacientes por 14 dias, com telemonitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).
Um comunicado de risco foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs-AM), coordenada pela FVS-RCP, ao Cievs nacional.
A FVS-RCP ressalta que a coinfecção é a junção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) com a linhagem H3N2 da Influenza A e não um novo vírus.
Na quinta-feira, 06/01, a FVS-RCP emitiu outro Comunicado de Risco informando dois casos da coinfecção, em Manacapuru e Manaus. A coinfecção por Covid-19 e Influenza foi relatada em Israel e notificada no fim de dezembro de 2021. No Brasil, já foram confirmados casos em vários estados e no Distrito Federal.
Nova estratégia
A implantação de postos de vacinação em supermercados de Manaus para vacinação contra a Covid-19 inicia nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14/01, a fim de aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19. Esta é a nova estratégia do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manaus para fazer frente ao aumento de casos da Covid-19, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no estado.
O anúncio ocorreu durante visita à Carreta Vacina Amazonas, nesta terça-feira, 11/01, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte de Manaus.
Em Manaus, mais de 100 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose; No estado, meio milhão de pessoas milhão de pessoas não tomaram a segunda dose.
Os supermercados que farão parte da campanha serão divulgados nas próximas horas. Dez estabelecimentos já aderiram à ação. Os pontos de vacinação estarão abertos a partir das 9h e funcionarão até 20h. As equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Prefeitura de Manaus estarão nos locais para aplicar os imunizantes.
O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, disse que o Amazonas ainda não apresenta a transmissão comunitária da nova variante Ômicron, mas alertou que isso deve ocorrer nos próximos dias. Ele destacou que a população precisa fazer sua parte para evitar um aumento rápido do número de casos. Há 22 casos confirmados da nova variante.
A secretária de Saúde da Prefeitura de Manaus, Shádia Fraxe, destacou que a rede municipalampliou o horário de atendimento de 42 unidades básicas de saúde, alguns até 21h e outros até 18h, a fim de atender o trabalhador.
As pessoas que testaram positivo para Covid-19 e apresentam sintomas leves devem procurar as unidades de saúde municipais.
Carreta Vacina Amazonas
A unidade móvel, desde que retomou os atendimentos no dia 5 de janeiro, já aplicou mais de 6.451 doses de imunizantes, tendo registrado uma alta procura no último sábado, quando foram aplicadas 1.573 doses. Podem procurar a unidade móvel as pessoas que precisam tomar a primeira e segunda doses, além das doses de reforço.
De 8 a 30 de dezembro de 2021, enquanto esteve instalada na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, zona sul de Manaus, a Carreta Vacina Amazonas alcançou a marca de 9.578 doses aplicadas.