Manaus (AM) A sócia-proprietária da hamburgueria Hamburgo, Júlia Eduarda, foi a convidada do último Amazonas Acontece, ocorrido no último sábado (16), e detalhou sua jornada empreendedora, revelando a fase mais crítica dos 5 anos da empresa: uma tentativa de expansão prematura que quase resultou no colapso financeiro. Ao lado da jornalista Kelly Abreu, apresentadora do programa, a empresária contou que, ao abrir uma nova unidade, a empresa se descapitalizou, falando sobre a importância de não desistir para manter o negócio.
A trajetória da Hamburgo teve início em 2020, durante a pandemia, motivada pela necessidade de Júlia e seu marido de obterem uma renda extra, já que ambos faziam faculdade na época. O casal investiu em hambúrgueres após forte incentivo de amigos e familiares. Inicialmente, o negócio operava apenas via delivery, mas, com a liberação gradual, eles alugaram um ponto físico. Júlia ressaltou que o começo foi desafiador: “Nós começamos do zero em casa e foi um desafio, mas também é muito gratificante porque a gente foi dando um passo de cada vez”.
Sobre o grande erro de expansão, a empresária explicou que, para evitar o fechamento total, a equipe precisou tomar a decisão difícil de recuar. À época, a abertura de uma nova unidade no bairro Adrianópolis total estruturação e com falta de estacionamento forçou o casal a revisar a decisão. “Pra gente não ter que fechar de vez as portas a gente teve que dar um passinho para trás fechar aquela unidade, para a gente conseguir se reestruturar e crescer ainda mais e aprender com esse erro”, explicou.
A principal lição aprendida foi a necessidade de manter a calma, estudar o negócio e, sobretudo, rigor na gestão financeira. “A gente sabe que o financeiro é o que eleva e sustenta o negócio, não adianta a gente vender muito mas não ter uma saúde financeira saudável“. O controle de custos fixos e variáveis, e o cálculo Custo de Mercadoria Vendida (CMV), idealmente entre 25% e 30%, são essenciais para manter a empresa equilibrada.
Para se manter no mercado competitivo de Manaus, o diferencial da Hamburgo é a constante evolução e a busca por qualidade. “O nosso diferencial é justamente sempre estarmos em constante mudança, isso é muito importante. Nunca estamos satisfeitos”. A prioridade máxima na montagem do cardápio é a qualidade dos ingredientes, como a carne fresca do dia, e o foco em um atendimento humanizado para fidelizar clientes. Olhando para o futuro, o principal projeto imediato do empreendimento é a inauguração de uma unidade delivery (dark kitchen) no Cozinha nas Nuvens, no bairro Cidade Nova, zona Norte, visando melhorar a logística de entrega e a qualidade na região da capital.
A entrevista completa com Júlia Eduarda pode ser conferida na íntegra no canal do YouTube da Band AM. O programa é transmitido todos os sábados, a partir das 18h, pela TV Band Amazonas (canais 13.1 / 518 – NET e 413 – SKY).







