Manaus (AM) – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP) lançou uma estratégia de resgate através da busca ativa para alcançar não vacinados contra o vírus causador de doenças provenientes do HPV. O público da estratégia são jovens de 15 a 19 anos.
O objetivo é ampliar a vacinação contra o HPV, vírus é agente causador de doenças, como verrugas genitais, cânceres como colo do útero, pênis, vulva, orofaríngea, entre outras doenças.
Pela estratégia de microplanejamento, as equipes municipais de vacinação atuam com objetivos e metas, seguindo público definido na estratégia de vacinação, levando em consideração as etapas, recursos humanos e materiais, além de ações de vacinação segundo as características da população de cada município.
No dia 12 de março, a equipe da gerência de imunização da FVS-RCP iniciou a programação de capacitações on-line com as equipes municipais de saúde segmentadas por regionais de saúde, com o treinamento sobre microplanejamento e estratégias de vacinação para prevenção ao HPV.
Segundo a enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Maués, Rubiana Soares, a busca ativa de não vacinados será estratégica para ampliar a proteção da população da cidade. “Estamos sempre nessa movimentação ativa e intensificamos com as buscas ativas. É um trabalho de educação em saúde e orientação para que as pessoas entendam o quão importante é se vacinar”, disse.
Além do público da estratégia de resgate de não vacinados, a vacinação contra HPV está disponível para a população em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em esquema de dose única; usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV com idade entre 15 e 45 anos, com esquema de três doses; pessoas com doenças de imunodepressão (Pessoas Vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos), com esquema de três doses; vítimas de abuso sexual de 9 a 14 anos, em esquema de duas doses; vítimas de abuso sexual de 15 a 45 anos, em esquema de três doses; e pessoas com papilomatose respiratória aguda com idade a partir de 2 anos, em esquema de três doses.