Manaus (AM) – Pouco mais de um ano depois do lançamento de “Eva Grão”, a rapper Anna Suav amplia o universo criativo do seu EP de estreia em um novo projeto, “Experiência Eva Grão”, misturando performance e experiência audiovisual. O projeto reúne registros em vídeos de quatro faixas do EP original da artista, apresentadas em novas versões “reimaginadas”.
Os lançamentos saem de forma sequenciada, um por vez a cada semana, e começaram pelas faixas "Hino", lançada no dia (15), e "Elementar", no dia (22). As duas músicas já estão disponíveis em todas as plataformas de streaming e no canal do Youtube da artista. Na sexta (29), é a vez da faixa "BNTA" ganhar uma nova versão.
No novo projeto, a pegada R&B do EP original flerta com tendências contemporâneas do rap e de outros estilos da música urbana, como o drill e o UK garage. “A ideia de recriar o ‘Eva Grão’ veio da vontade de continuar expandindo o EP, dentro de novos arranjos musicais e interpretações vocais, consolidando o que eu conheci e desejei experimentar musicalmente nesse período de lá pra cá”, conta Anna.
Lançado em novembro de 2021, “Eva Grão” contou com músicas como o hit “BNTA”, hoje com mais de 93 mil reproduções nas plataformas digitais, e “Refém” e “Hino”, que ganharam destaque em playlists oficiais das plataformas. Para reimaginar todas essas faixas, Anna Suav contou com a produção e os beats dos produtores cariocas DJ Felipe Rosa e Taleko, além da direção musical da cantora amazonense Karen Francis.
“Para esse projeto, a gente pensou muito na experiência de baile, das noites, de rolê de ‘batalhas’, que é onde eu mais me apresento e onde está o meu maior público. Nessa ‘Experiência’, eu quis ressaltar essa atmosfera da pulsação urbana e noturna”, destaca ela.
Na sequência, após o lançamento de “Hino” e "Elementar", o projeto continua com as estreias de “BNTA”, em 29/9 e, finalmente “Refém”, no dia 6/10, encerrando a Experiência.
Audiovisual
Em cenários minimalistas que ganham vida dentro de um galpão, tons de vermelho e dourado dominam a estética apresentada nos visuais de “Experiência Eva Grão”, representando o calor e o amadurecimento da musicalidade da artista. Os registros em vídeos foram gravados em Manaus (AM), com equipe 100% local, e contam com direção de Luny Tota e direção criativa também da própria Anna.
“A rosa vermelha é uma figura que representa bastante essa energia de maturidade do EP, e que vem acompanhada de referências da história da arte, como Frida Kahlo. Foi uma maneira de mostrarmos a minha essência dual, de uma sensualidade e de uma força, que representa sobre o que é meu trabalho, e sobre quem eu sou", comenta Anna.
Para a artista, “Experiência Eva Grão” é uma oportunidade de tanto seus ouvintes cativos conhecerem novas faces suas como o novo público entrar em contato com seu trabalho. “Toda essa experimentação me dá a liberdade de me recriar e trazer um material ainda melhor do que eu já fiz. Esse formato de ‘experiência’ é muito especial por isso”, completa.
Anna Suav
MC, cantora e compositora negra, amazônida e latina, Anna Suav fortalece a cena do hip hop na ponte aérea Belém (PA)-Manaus (AM) desde 2017. Por meio de sua voz suave que entoa versos ferozes, a artista canta sobre suas vivências, entre questões de gênero e negritude, afeto e espiritualidade, política e visibilidade, buscando ecoar seu som para além do Norte do Brasil.
Em 2021, Anna se consolidou como uma das grandes potências da música na região com seu primeiro EP, “Eva Grão”. Já em 2022, ao lado da rapper Bruna BG, lançou o álbum visual “Ritual das Candeias”, produzido com o patrocínio do edital Natura Musical. No projeto, ela também assinou a codireção dos clipes de todas as sete faixas. O álbum teve o seu show de lançamento pelo consagrado projeto Prata da Casa, no Sesc Pompéia, em São Paulo.