Luto no esporte! Nesta quarta-feira, 16, a ex-atleta e ícone do vôlei brasileiro, Isabel Salgado, faleceu no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Familiares não divulgaram a causa da morte da ex-jogadora. Isabel deixa cinco filhos e cinco netos.
Isabel esteve presente em duas Olímpiadas (Moscou-1980 e Los Angeles-1984). Já no começo dos anos 90, ela se tornou pioneira na modalidade do vôlei de praia. Isabel é um dos ícones do esporte por ser uma das primeiras a abrir as portas para que a categoria fosse disputada internacionalmente.
Ela foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Além disso, foi a primeira brasileira a atuar em uma liga estrangeira.
Na última segunda-feira, 14, ela foi anunciada como integrante da equipe de transição do governo Lula. Ela faria parte do grupo técnico de esportes. No Egito para a COP-27, o presidente eleito lamentou a morte por meio de suas redes sociais.
"Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino", publicou.