Um apagão na internet interrompeu diversos serviços em Manaus nesta terça-feira, 22/3, como operação de caixas eletrônicos e o sistema de pagamento de estabelecimentos como supermercados e drogarias. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) suspendeu o atendimentto presencial e pelo portal de serviços, devido a uma instabilidade do sinal da Embratel em todo o estado.
O Detran também orientou que as pessoas que estavam com agendamento marcado para hoje, e não puderam receber o atendimento, devem buscar o serviço novamente até a próxima terça, 29/3.
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) informou que já notificou a empresa Claro/Net após o apagão nos serviços de telefonia e internet que afetou Manaus nesta terça-feira, 22/3.
“O Procon-AM recebeu muitas reclamações de clientes da empresa. A falta de internet prejudica todo mundo, e isso inclui os próprios serviços do órgão, que foram interrompidos por conta dessa situação abrupta”, afirma Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.
Conforme o documento, a empresa deve responder, em até dez dias, sobre a causa e a duração do apagão, o número de consumidores atingidos e de que forma será realizado o abatimento do valor correspondente nas próximas faturas. A comprovação de má prestação de serviço pode resultar em multa.
Resposta
Por meio de nota, a Claro/Net informou que houve rompimento de cabos na infraestrutura de longa distância compartilhada entre as operadoras que atendem a região de Manaus, mas não deu um prazo para a normalização total do serviço.
"A Claro ressalta que as equipes técnicas responsáveis estão atuando na recuperação e os serviços já começaram a ser restabelecidos", informou.
A Oi informou que rompimentos simultâneos de fibra ótica na rede de seu parceiro de infraestrutura afetaram a prestação do serviço de banda larga da Oi provocando instabilidade de alguns clientes do Amazonas. A companhia acrescenta que o serviço já está restabelecido.