A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou de forma emergencial uma obra para conter o gabião erodido e construir uma nova ponte na avenida Senador Raimundo Parente, no bairro Flores, zona Centro-Sul. As fortes chuvas desta quarta-feira, 16/3, comprometeram a estrutura da via, que cedeu e precisou ser interditada por agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Com a força da chuva, a tela do gabião rompeu, o tabuleiro cedeu e a pista afundou. Devido a construção ser muito antiga, a Seminf terá de refazer toda a parte estrutural que dava suporte à ponte. Uma empresa será contratada para realizar o trabalho.
A estrutura da ponte foi totalmente danificada, por isso a área será demolida e ainda nesta quinta-feira, 17, o local será isolado com tapumes.
“Essa obra não estava no nosso radar. Isso foi causado pelo grande volume de águas nesse trecho do igarapé. É uma construção antiga. Podemos ver a força da água, que conseguiu levar essas pedras enormes juntamente com a tubulação da rede de drenagem”, destacou o secretário da Seminf, Marcos Rotta.
Além da equipe da Seminf, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atua no monitoramento do trânsito. Técnicos das concessionárias de água, energia elétrica e telefonia, também trabalham no local, que abriga tubulações dessas empresas, no trecho erodido.
Rotas alternativas
No fim da tarde, o IMMU interditou a avenida Senador Raimundo Parente, no trecho entre as avenidas Cacilda Pedroso e Torquato Tapajós. A medida foi necessária após avaliação da Seminf, que verificou que parte da via que passa por cima do igarapé está com a estrutura danificada.
Os agentes de trânsito do IMMU estão desviando todo o fluxo de veículos em ambos os sentidos para a avenida Desembargador João Machado (antiga estrada dos Franceses). Os motoristas também podem ter acesso aos bairros que ficam no entorno, pela alameda Santos Dumont.
A via ficará interditada até que o reparo seja realizado e esteja em condições seguras para a circulação dos veículos.