Balsas de garimpo ilegal estão no Rio Madeira, em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), extraindo ouro sem autorização dos órgãos fiscalizadores. A denúncia foi feita por moradores da região, que fica entre os municípios de Nova Olinda do Norte e Autazes.
Segundo os moradores, as balsas começaram a chegar ao local nessa terça-feira, 23/11. Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível identificar várias embarcações e peças dos barcos que realizam a atividade de extração mineral próximo a comunidade do Rosarinho.
Segundo nota do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), as atividades de extração do ouro naquela localidade não possuem licenciamento ou autorização.
O Ipaam declarou que será feito um diagnóstico apurando a real situação no local. O órgão também demonstra preocupação com o uso de produtos químicos despejados na natureza durante a extração, como o mercúrio e cobra envolvimento de órgãos federais para uma apuração rigorosa sobre supostas ações de trabalho escravo, tráfico e contrabando.
*Colaboração Luiz Henrique Almeida, TV Band Amazonas