Manaus (AM) – Seguindo a tradição, a Band Amazonas realiza o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, na quinta-feira (8), às 21h30 (ao vivo). Foram convidados a participar, por ordem alfabética, os candidatos: Amom Mandel (Cidadania/PSDB), Capitão Alberto Neto (PL), David Almeida (Avante), Marcelo Ramos (PT/PCdoB/PV) e Roberto Cidade (União Brasil).
A mediação do debate fica por conta do jornalista Neto Cavalcante, apresentador do Band Cidade e que há mais de 12 anos integra o Grupo Bandeirantes de Comunicação.
O diretor-geral da emissora, Inácio Santiago, reforça a importância do primeiro encontro entre os candidatos. “É um momento para gente conhecer, realmente, as intenções dos candidatos com a nossa cidade. Não só falar o que fazer, mas como fazer”, avalia.
O primeiro debate da corrida eleitoral manauara será transmitido na TV aberta para todos os 62 municípios do Amazonas, no canal 413HD da SKY, com transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no Youtube @bandamazonas e no aplicativo Band Play. O público também poderá acompanhar a sabatina nas ondas da rádio Band News FM Difusora Manaus, em 93,7Mhz.
O debate terá cinco blocos com os candidatos, que poderão discutir e apresentar propostas para os principais problemas da cidade. As regras foram acertadas em comum acordo com os representantes dos partidos.
– No primeiro bloco, seguindo a ordem definida em sorteio prévio, cada candidato vai poder se apresentar e responder uma pergunta da produção em um minuto;
– No segundo bloco, candidato pergunta para candidato. Cada candidato, pergunta uma vez e escolhe o candidato que vai responder. Cada candidato escolhido só poderá responder uma vez;
– No terceiro bloco, os candidatos respondem perguntas elaboradas por jornalistas e apresentadores da Band Amazonas e Rádio Band News FM. O jornalista faz a pergunta e sorteia o candidato que vai responder. O candidato por sua vez, sorteia outro candidato para comentar a resposta. O perguntado replica. Cada candidato só poderá responder e comentar uma vez;
– No quarto bloco mais uma rodada de perguntas entre candidatos com ordem inversa ao segundo bloco;
– No quinto e último bloco, tem as considerações finais. Cada candidato vai ter 1 minuto para se despedir do eleitor no debate.
Esse ano, o candidato vai poder levar documentos e aparelhos eletrônicos para o estúdio, não sendo permitido mostrar nada para câmera.
Direito de resposta: em caso de ofensa moral e/ou pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá a avaliação do pedido ao comitê formado por advogados da Band e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-Amazonas. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, será concedido tempo de um minuto.