Manaus – O Barco Hospital São João XXIII, inaugurado no início do mês, finalizou sua primeira expedição em parceria com o Governo do Amazonas, no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), contabilizando mais de 1.700 atendimentos.
A ação, que conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 1.116 consultas em especialidades como Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Oftalmologia, Anestesiologia e Cirurgia Geral; 579 atendimentos odontológicos; e 85 cirurgias.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, no próximo ano o Barco Hospital deve percorrer 22 municípios. A primeira expedição de 2025 está prevista para acontecer de 16 a 23 de janeiro, em Manaquiri. Em fevereiro, os serviços de saúde serão oferecidos em Novo Airão e Manacapuru; em março, passará por Anori e Codajás.
Nayara Maksoud ressalta que o barco facilita o acesso da população ribeirinha e indígena aos serviços da rede, principalmente em comunidades distantes das cidades polo. “No próximo ano, com o suporte do barco, vamos conseguir alcançar mais pessoas e, com isso, garantir o acesso a serviços de qualidade”, destaca.
O barco foi construído pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. O Governo do Amazonas firmou convênio com a entidade para utilização da embarcação nas ações de saúde, com expedições que devem acontecer duas vezes por mês.
O barco São João XXIII possui uma estrutura hospitalar completa para cirurgias de pequena e média complexidades, atendimento em saúde com consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos. No local tem sala de medicação e vacinação, leitos de enfermaria, equipamentos modernos para exames de mamografia digital, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas.