O presidente Jair Bolsonaro (PL) será o primeiro a fazer perguntas aos adversários no primeiro debate entre os candidatos à presidência, neste domingo (28), às 21h.
O programa será transmitido por um pool de veículos, que conta com todos os canais de TV e rádio do Grupo Bandeirantes, além do Portal UOL, o jornal Folha de São Paulo e a TV Cultura.
Na semana passada, uma nova reunião definiu a posição dos presidenciáveis no estúdio. Luiz Felipe d'AviIa do Novo, Soraya Thronicke do União Brasil, Simone Tebet do MDB, Jair Bolsonaro do PL, Lula do PT e Ciro Gomes do PDT. Também foram avaliadas e confirmadas as regras do debate.
Primeiro bloco
Cada candidato tem um minuto para responder uma primeira pergunta programática escolhida por jornalistas das emissoras que participam do pool. Serão três perguntas diferentes, e cada dois candidatos vão responder a uma mesma pergunta.
As respostas acompanham a ordem de posicionamento no vídeo, da esquerda para a direita, conforme sorteio prévio: Luiz Felipe D'Ávila (Novo). Na sequência, Soraya Thronike (União), Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).
Na sequência, começa a primeira rodada em que candidato pergunta para candidato nesta ordem: Jair Bolsonaro (PL) Ciro Gomes (PDT), Luis Felipe D'Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB).
Segundo bloco
Jornalistas do pool de emissoras fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos respondem e todos comentam.
Terceiro bloco
O terceiro bloco começa com uma nova rodada de confrontos entre os candidatos com nesta ordem: Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Luiz Felipe D'Avila (Novo).
Após a rodada de confronto, os candidatos também responderão perguntas programáticas. Novamente serão três perguntas diferentes, e cada dois candidatos vão responder a uma mesma pergunta.
Quarto bloco
Cada candidato tem um minuto para as considerações finais.
O debate será mediado pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo. E também vai contar com perguntas de jornalistas da Band e dos veículos que formam o pool do debate: as rádios Bandeirantes e Bandnews FM, a BandNews TV, o jornal Metro, o portal UOL, o jornal Folha de São Paulo e a TV Cultura.
A expectativa é de que, somadas as audiências, o evento chegue a pelo menos 30 milhões de pessoas na noite do domingo dia 28.
Além disso, para ampliar o alcance do programa, uma sala digital será montada ao lado do estúdio do debate, em parceria com o Google e o Youtube. As gigantes tecnológicas vão monitorar os temas mais buscados e comentados pelos eleitores na internet e nas redes sociais.
E em caso de segundo turno, a data do próximo debate também já está marcada: Dia 9 de outubro, mais uma vez, na tela da Band.