O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (21) que “se procurar, vai achar alguma coisa” sobre casos de corrupção no governo. Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, transmitida por canais bolsonaristas na internet, o pré-candidato à reeleição afirmou ser possível achar “uma besteira qualquer” e ressaltou que teve a vida “revirada”, mas “não acharam nada”.
O discurso anticorrupção era a principal bandeira de campanha do atual chefe do Executivo, que viu o governo ser questionado recentemente com suspeitas de ilícitos no Ministério da Educação e em licitações da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
As falas recentes ocorreram justamente quando Bolsonaro citava o Ministério do Desenvolvimento Regional, pasta a qual a Codevasf está vinculada. A estatal foi alvo operação da Polícia Federal nesta semana sob suspeita de superfaturamento e direcionamento em licitações.
Segundo o presidente, “o Ministério de Desenvolvimento Regional tem mais de 20 mil obras, será que está tudo certinho? Vai achar alguma coisa. Achar uma besteira qualquer”.
Bolsonaro também afirmou que anteriormente havia casos de corrupção diariamente na televisão. Em ritmo de campanha eleitoral, o presidente tem tentado vincular ao PT e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva casos de desvio do dinheiro público. O petista aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, a frente do atual ocupante do Palácio do Planalto.