A cantora Elza Soares, 91, ícone da música brasileira que marcou várias gerações, morreu na tarde desta quinta-feira, 20/01. A informação foi anunciada pela perfil oficial do Instagram da artista. "É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos, em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais".
A morte da cantora acontece no mesmo dia da perda de Mané Garrincha, craque do Botafogo com quem teve um relacionamento por 17 anos. O jogador partiu em 1983.
Considerada uma das maiores artistas do mundo, eleita como a Voz do Milênio, Soares teve uma vida intensa e emocionou o mundo com sua voz inconfundível. O sambalanço "Se Acaso Você Chegasse", de 1959, deu início à carreira dentro do samba que proseguiu nos anos 60.
.Nos 34 discos lançados ao longo da vida, Elza Soares foi do jazz à música eletrônica, do hip hop ao funk, com o estilo próprio. Ela afirmava que a mistura era proposital. "Eu sempre quis fazer coisa diferente, não suporto rótulo, não sou refrigerante", comparava Elza.
O último disco lançado, "Planeta Fome", em 2019 tornou-se hit entre as novas gerações. "Eu acompanho o tempo, eu não estou quadrada, não tem essa de ficar paradinha aqui não. O negócio é caminhar. Eu caminho sempre junto com o tempo."