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Brasil tem primeiro voo experintal de ‘carro voador’

Segundo a empresa EHang, o modelo pode transportar até duas pessoas e tem autonomia de 30 quilômetros

Redação por Redação
20 de setembro de 2024
em ECONOMIA
Tempo de leitura: 2
0
Brasil tem primeiro voo experintal de ‘carro voador’

País – Na manhã desta sexta-feira (20), foi realizado o primeiro voo experimental de um”carro voador” em Quadra (SP), com o modelo EH216-S, o eVTOL (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical”) da chinesa EHang. O voo foi autorizado neste mês pela Agência Nacional de Aviação (Anac).

A empresa conta com duas representantes comerciais no Brasil: a AT Global e a GoHobby, que pediram autorizações de voos experimentais à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Adriano Buzaid, CEO da GoHobby, foi o primeiro brasileiro a pilotar um EH216-S eVTOL no Brasil. A empresa informou que Jeovan Alencar será o comandante brasileiro a operar esse tipo de aeronave remotamente no país.

O modelo EH216-S

Segundo a empresa, o modelo pode transportar até duas pessoas, ou no máximo 220 quilos e tem autonomia de 30 quilômetros, 12 baterias independentes e 16 motores.

O eVTOL é operado remotamente, por meio de um sistema inteligente de comando e controle. Isso permite que o piloto planeje, comande, valide, execute, monitore e controle o voo em tempo real, mesmo sem estar no “carro voador”.

Primeiro voo experimental de 'carro voador' no Brasil é realizado em Quadra, no interior de SP — Foto: Marcel Scinocca/g1
Primeiro voo experimental de ‘carro voador’ no Brasil é realizado em Quadra, no interior de SP — Foto: Marcel Scinocca/g1

O sistema de aeronave não tripulada eVTOL EH216-S é o primeiro do tipo no mundo e promete revolucionar as viagens aéreas urbanas globalmente.

De acordo com uma pesquisa da MundoGeo, empresa do segmento de tecnologia que promove inovações e negócios nos setor, o Brasil é o terceiro maior mercado para eVTOLs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. A tecnologia é voltada, principalmente, para grandes metrópoles, como São Paulo, e áreas remotas com falta de infraestrutura no Brasil.

Tags: Adriano Buzaidcarro voadorvoo experimental

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