Manaus (AM) – O programa Brasil Urgente Amazonas da última quinta-feira (8) recebeu o delegado titular do 1º Distrito Integrado de Polícia (Dip), Cícero Túlio, na TV Band AM. Com apresentação do jornalista Eduardo Galvão, a entrevista trouxe detalhes das recentes operações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) que resultaram na prisão de criminosos da alta cúpula do narcotráfico e de organizações especializadas em invasões e roubos a residências em Manaus.
Durante a conversa, o delegado enfatizou como a integração entre inteligência policial e tecnologia tem sido determinante para retirar de circulação indivíduos com extensas fichas criminais.
A captura de “Billy” e o uso do Sistema “Paredão”
Um dos principais pontos abordados foi a prisão de um dos homens mais procurados do Amazonas, conhecido como “Billy”. Segundo Cícero Túlio, o criminoso é um “velho conhecido” das autoridades, possuindo mais de 100 anos de sentenças condenatórias por homicídios e tendo protagonizado uma fuga de um hospital em 2022. Billy atuava como pistoleiro e distribuidor de armas e drogas para uma organização criminosa na capital amazonense.
O delegado explicou que a localização do suspeito foi possível graças ao sistema de monitoramento “Paredão”. “Nós tínhamos inicialmente um fragmento de placa do veículo dele… a partir do estudo e da análise que foi feita pelos agentes que trabalham lá no Cerco Inteligente, a gente conseguiu montar essa placa e passamos então a monitorar esse automóvel”, afirmou o titular do 1º DIP. Com o criminoso, foram apreendidas armas de fabricação italiana e israelense, além de munições.
Investigação de influenciadores e facções na Compensa
A entrevista também trouxe atualizações sobre a investigação que envolve influenciadoras digitais e o narcotraficante Jefferson Juan, o “Juan Cagão”. A operação foi motivada por vídeos que circulavam em redes sociais exibindo armamentos pesados. O delegado confirmou a prisão temporária de uma jovem identificada como Bárbara e a busca por outros envolvidos, como Carla Priscila, e um suspeito apelidado de “Euro”, apontado como o guardião de fuzis da facção.
Sobre a postura dos envolvidos na internet, Cícero Túlio foi enfático: “Às vezes esses influencers e essas pessoas acreditam que a internet é terra sem lei… o objetivo principal é retirar essas armas de circulação“. Ele informou que a polícia aguarda a quebra de sigilo de dados telemáticos para dar continuidade aos interrogatórios.
Combate a roubos a residências e produtividade da equipe
O delegado ainda revelou, em primeira mão, a captura de cinco integrantes de uma quadrilha especializada em invadir residências. O grupo pode ter envolvimento em um assalto recente no bairro Flores, onde um empresário teve dinheiro e joias subtraídos. O delegado destacou que sua equipe trabalha agora em conjunto com o 12º DIP para confirmar a participação dos detidos em outros crimes, baseando-se no modus operandi e nas armas utilizadas.
Apesar de contar com uma equipe enxuta, o delegado destacou a alta produtividade de sua unidade. No ano de 2025, o 1º DIP realizou mais de 130 prisões, efetuadas por apenas três investigadores e o delegado titular.
Perspectivas para o futuro
Ao final da participação, o delegado Cícero reforçou que o foco para 2026 será a continuidade do uso de tecnologias de inteligência e o aproveitamento do novo contingente de policiais civis e militares. “A gente promete que em 2026 iremos continuar com o nosso trabalho, com empenho e dedicação para que a gente possa retirar de circulação não só armas de fogo, criminosos e materiais entorpecentes”, concluiu.
Veja a entrevista na íntegra







