O final de semana será de homenagem a Ayrton Senna no GP da Emilia-Romagna, realizado em Imola – palco do fatídico acidente que tirou a vida do ídolo brasileiro em 1994.
Um carro em tributo à história do tricampeão dentro e fora das pistas será exibido no circuito italiano neste fim de semana.
O carro de demonstração, que já foi da McLaren, e que foi doado por um colecionador, virou um projeto de arte do estilista Matteo Macchiavelli e conjunto com o artista de rua francês Jisbar.
“Passei minha infância acompanhando as corridas e a “magia” do meu herói. Fui inspirado por seu estilo de vida e seus ensinamentos, que ainda estão comigo agora que estou mais velho", afirma Matteo ao “Motorsport.com”.
O projeto, chamado de "Senna Now" mistura um lado do carro as pinturas de Lotus, McLaren e Williams, modelos guiados por Senna ao longo da carreira. E no outro, Jisbar usou a criatividade para contar a história da vida do ídolo brasileiro.
“O carisma de Ayrton Senna, sua personalidade, todos os desafios que enfrentou e sua humanidade inspiraram tanto a mim e a muita gente, que comecei a imaginar como criar algo que pudesse centralizar e fazer emergir alguns dos aspectos da mensagem especial que soube transmitir: desafio, criatividade e humanidade”, explica Macchiavelli.
O carro ficará exposto no museu Ayrton Senna durante o GP da Emilia Romagna, mas também deve aparecer nas etapas de Miami e Mônaco.
Em seguida, o modelo único deverá ser leiloado, com parte da renda sendo doada para o Instituto Ayrton Senna.
Outra homenagem ao tricampeão, em Imola
Além do carro, o circuito italiano tem outra homenagem a Ayrton – só que essa é permanente.
Um mural gigante de 21 metros, com a foto de Senna, foi pintado pelo artista brasileiro Kobra na fachada do Muso Checco Costa, que fica a poucos metros da curva Tamburello, local da batida do piloto no GP de San Marino de 1994
O GP da Emilia-Romagna está marcado para este fim de semana e terá todos os treinos, classificação sprint e corrida exibidos pela Band e BandSports.