Neste dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Embora os significados e as questões levantadas na data continuem atuais, a origem da celebração possui mais de 100 anos. Você sabe quais são as origens do dia e por que ele é comemorado no dia 8?
O Dia Internacional das Mulheres tem início na luta de mulheres operárias por melhores direitos trabalhistas, em uma época que elas começavam a ocupar o mercado de trabalho. Confira, no vídeo acima, como surgiu a luta por direitos.
A primeira movimentação aconteceu em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam em Nova York, nos Estados Unidos, pedindo menos horas de trabalho, melhores salários e direito ao voto. Um ano depois, foi declarado o Dia Nacional das Mulheres nos EUA.
Enquanto as lutas das mulheres cresciam por diversos países, com conquistas e também discussões sobre o espaço econômico, político e social delas, outra luta feminina foi fundamental para o dia 8 de março ser a data consolidada.
Durante a 1ª Guerra Mundial, mulheres russas saíram às ruas exigindo “pão e paz” e começaram uma greve no que seria o dia 8 de março do calendário gregoriano (utilizado no Ocidente). O movimento foi determinante para a queda dos governos de Czar e o início da Revolução Russa.
Depois disto, a data virou o dia oficial para celebrações das mulheres. Apesar disto, apenas em 1975 a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou o Dia Internacional das Mulheres em 8 de março.
O Dia das Mulheres é feriado?
Apesar de ser uma data celebrada mundialmente e ter importante significado para a luta feminina, o Dia das Mulheres não é feriado oficial no Brasil.
Mais de 100 países celebram a data e usam ela como um marco para reforçar a luta por igualdade entre gêneros. Na China, por exemplo, muitas mulheres ganham meio dia de folga, enquanto nos Estados Unidos um pronunciamento anualmente reconhece as conquistas das mulheres.