País – A ginasta Rebeca Andrade está entre as principais chances de medalha de ouro para o Brasil. Ela terá 6 chances para conseguir isso e entra como favorita ao pódio em pelo menos 3 modalidades. Simone Biles, uma das melhores ginastas da história, já admitiu que teme a brasileira.
Rebeca vai disputar as quatro modalidades da ginástica artística: solo, salto, trave e barras assimétricas. Também pode conquistar medalha no individual geral, que é a soma de todas modalidades. E a sexta opção é conquistar uma medalha na disputa por equipes.
No Mundial de 2023 Rebeca conquistou 5 medalhas. Só não foi ao pódio nas barras assimétricas, mas tem procurado evoluir nessa modalidade também. Entenda quais são as chances de Rebeca:
Salto
Rebeca foi campeã olímpica nessa modalidade, em Tóquio. Também conquistou o ouro no Mundial de 2023. E está treinando um salto inédito, que pode entrar para a história com o sobrenome dela. Simone Biles também é forte nesse aparelho, mas Rebeca costuma superá-la aqui.
Solo
Nessa modalidade, Rebeca conquistou medalha de prata no Mundial de 2023. Só ficou atrás de Biles, que costuma apresentar alto nível no solo. Na Olimpíada Rebeca vai usar um remix de Beyoncé com Anitta para se apresentar. Ela tem feito mistério sobre como será a coreografia, mas de qualquer forma deve entrar na briga por medalha.
Trave
Eis a modalidade mais imprevisível da ginástica. É um aparelho com muitas quedas, inclusive entre as favoritas. Mas Rebeca também conseguiu um bom resultado no Mundial de 2023 – foi medalha de bronze. Perdeu o ouro para Biles. E a prata ficou com a chinesa Zhou Yaqin.
Barras assimétricas
Rebeca não é especialista nesse aparelho, mas já conquistou uma medalha de prata no Mundial de 2021 e tem se esforçado para evoluir nele – em abril conquistou medalha de ouro no Troféu Jesolo, na Itália.
Individual geral
Na Olimpíada de Tóquio, Rebeca ficou com a medalha de prata no individual geral. Perdeu apenas para Sunisa Lee. No Mundial de 2023 ela superou Lee, mas dessa vez Biles conseguiu o ouro. A brasileira é muito completa e deve conquistar uma medalha, mas a cor dela será decidida por detalhes.
Equipe
O Brasil tem evoluído na disputa por equipes. Rebeca, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva e Júlia Soares conseguiram a medalha de prata no Mundial de 2023. Agora o time chegará como um dos favoritos ao pódio.
Recordes
Rebeca Andrade já tem duas medalhas olímpicas e pode atingir recordes impressionantes: se conquistar duas medalhas, será a mulher brasileira com mais medalhas olímpicas isoladamente.
Se Rebeca conseguir três medalhas, vai ficar entre os atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas. Atualmente os recordistas são Robert Scheidt e Torben Grael.
A ginasta pode até superá-los, caso conquista quatro ou mais medalhas em Paris.
—
Com informações do Band.com.br