Foram registrados 9.776 faltosos em todo o estado do Amazonas na realização do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). O número representa aproximadamente 21% do total de inscritos no edital, que superou 46 mil candidatos.
O certame foi realizado neste sábado, 12/2, em Manaus e nos municípios de Humaitá, Parintins e Tabatinga.
Um total de 46.684 mil candidatos se inscreveram para o concurso, sendo 7.271 para o cargo de 2º tenente (nível Superior); e outros 39.413 para soldado (nível Médio).
Ao todo, 64 locais de prova, distribuídos em todas as zonas de Manaus receberam os candidatos. No interior, 19 locais foram destinados para a realização das provas, sendo seis em Humaitá, quatro em Parintins e nove em Tabatinga.
Para o cargo de 2º tenente, a remuneração alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais e do estágio probatório é de R$ 12.468,18. E, para o cargo de soldado, a remuneração alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar é de R$ 4.831,43.
Portões quebrados
O certame foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável também pelo concurso da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). Assim como no último fim de semana, foi registrado confusão nas entradas das escolas e até arrombamento de portões em uma universidade.
De acordo com vídeos que circulam nas redes sociais, candidatos que chegaram atrasados e acusaram os portões que terem sido fechados antes do horário correto, forçaram e quebraram portões que dão acesso às salas da Universidade Nilton Lins, na zona Centro-Sul.
Os vídeos foram produzidos por outros candidatos que também estavam ao lado de fora da institução.