Manaus (AM) – Nesta sexta-feira (03/10), às 20h, o palco do Teatro Amazonas recebe o espetáculo “A Força da Água”, do grupo Pavilhão da Magnólia, integrando a programação da 19ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA). A entrada é gratuita. Realizado com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o FTA 2025 segue neste mês com uma programação diversificada que inclui as mostras Jurupari, Ednelza Sahdo e Chico Cardoso, além do Concurso de Dramaturgia.
A peça “A Força da Água” integra a Mostra Ednelza Sahdo e apresenta, em 70 minutos, uma narrativa historiográfica da seca no Ceará. O espetáculo resgata episódios como as promessas de Dom Pedro, o genocídio nos campos de concentração e no Caldeirão, até chegar ao tempo presente, refletindo sobre a água como direito negado no Brasil.
Trata-se de um teatro documental que, de forma bem-humorada, revela fatos apagados da história do país em torno da chamada “indústria da seca”, utilizando relatos e documentos como material cênico. A pesquisa que originou a obra começou em 2018, no projeto “Dramaturgias da Água e da Seca”, desenvolvido no Laboratório de Criação em Teatro da Escola Porto Iracema das Artes.
Segundo o diretor Henrique Fontes, a metáfora da água foi central para a concepção da obra. “Diante de todos os documentos pesquisados, a história de luta dos sertanejos para sobreviver aos descasos de gestão pública com a seca, nasceu a ideia da água como metáfora da resistência. Uma vez que o corpo humano é feito de 60% de água, quando uma pessoa se insurge, o que vemos se levantar é a força da água naquele corpo”, destacou
Sobre o grupo
Com 20 anos de trajetória, o Pavilhão da Magnólia se consolidou como um dos grupos expoentes do teatro contemporâneo brasileiro, explorando diferentes caminhos de criação e experimentação de linguagens para o público adulto e para as crianças. Ao longo de sua história, o grupo montou 18 espetáculos, realizou mais de 1.200 apresentações em mais de 80 cidades e integrou festivais e mostras de teatro e artes em todo o país, construindo um repertório potente e diverso.