Para comemorar o aniversário de nascimento de 96 anos do poeta Thiago de Mello, a Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizará uma programação especial no Museu da Cidade de Manaus (Muma), na praça Dom Pedro II, no Centro Histórico, com uma tarde de palestras e sarau lítero-musical.
A programação comemorativa terá palestras, recitações e encerra com sarau e show de hip hop, no museu de Manaus. As palestras começam às 14h30, com abertura realizada pelo presidente do Concultura, Tenório Telles, com o tema “Thiago de Mello: vida e poesia”. Às 15h30, de interlúdio poético: leitura de poemas.
Logo após, às 15h45, mesa temática: “A presença de Thiago de Mello na poesia brasileira – Temas e significado poético”, com a mediação do vice-presidente do Concultura, Neilo Batista, tendo como debatedores o escritor, José Almerindo da Rosa e a escritora e editora, Neiza Teixeira; fechando com recital poético: “Thiago de Mello, o poeta da liberdade”, com o poeta Dori Carvalho. O sarau será com a participação especial do Grupo de Hip Hop Nativos Crew Produções, onde o MC W vai fazer rima em cima da poesia do Thiago de Mello.
O poeta, escritor e jornalista amazonense morreu no dia 14 de janeiro deste ano, aos 95 anos, em Manaus. Thiago de Mello conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um dos mais expressivos poetas contemporâneos do país. É autor de livros reconhecidos mundialmente, como “Faz escuro, mas eu canto”, “Silêncio e palavra”, “Manaus, amor e memória”.
Um de seus poemas mais céleres é "Os Estatutos do Homem", escrito logo após a instauração do regime militar no Brasil, em 1964, que ficou famoso no mundo inteiro, tendo várias traduções.O texto começa com os versos: “Fica decretado que agora vale a verdade,/ que agora vale a vida,/ e de mãos dadas,/ marcharemos todos pela vida verdadeira”.